Vai viajar de trem na França? Não esqueça de validar o bilhete!!

Dica_ValidarTicket_Franca

Para validar, basta inserir o bilhete na máquina e aguardar alguns segundos

O trem, sem dúvida alguma, é um dos melhores meios de transporte da Europa. Além de seguros, rápidos, confortáveis e pontuais, as estações normalmente estão situadas em algum ponto central da cidade, ao contrário dos aeroportos, o que facilita bastante a vida do viajante.

Outra vantagem em relação ao avião é o fato de o passageiro não precisar chegar uma, duas ou, até mesmo, três horas antes do embarque. Obviamente um pouco de antecedência sempre é bom para evitar aborrecimentos, mas nada que ultrapasse 20 ou 30 minutos.

Se você pretende viajar de trem pela França, a empresa responsável pela administração e operação da malha ferroviária é a SNCF.

Essa empresa é integrada com todas as companhias de trem que passam pela França. Portanto, mesmo que você vá viajar em um trem operado por outra companhia – por exemplo, pela Eurostar, que opera os trens de alta velocidade da França para a Inglaterra – as passagens podem ser compradas pela SNCF. O mesmo acontece com a Thalys, responsável pelo trajeto para a Bélgica e com a Deutsche Bahn, que opera os trens para a Alemanha.

Mas há um detalhe muito importante quando o embarque é feito nas estações da França, além de comprar o bilhete, o passageiro deve validá-lo antes de embarcar, caso contrário poderá ter problemas com a fiscalização durante a viagem.

A validação é feita em uma maquininha amarela que normalmente é colocada na entrada das plataformas de embarque. Na máquina está escrito “compostage de billets”. O significado da palavra francesa compostage é Perforation au composteur, ou seja, é o ato de perfurar e datar documentos ou bilhetes (metrô, trem, etc) em um aparelho chamado composteur.

O processo é muito simples. Basta inserir o bilhete no leitor localizado na parte inferior do aparelho, aguardar alguns segundos para que a máquina valide a sua passagem e pronto, você já pode seguir para o embarque.

O blog Conexão Paris publicou há algum tempo uma dica muito importante em relação à compra de passagens por meio da internet, vale a pena dar uma lida.