Últimos dias da Exposição dedicada a Salvador Dali, em São Paulo!

Exp_SalvDali_Foto8Termina neste domingo (11), a exposição dedicada ao pintor catalão, Salvador Dali, em São Paulo. Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, a mostra é a maior retrospectiva do trabalho do artista espanhol já feita no país. São 24 pinturas, 135 trabalhos entre desenhos e gravuras, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes do artista.

Durante a visita, o espectador pode acompanhar a toda a evolução do artista, não só técnica, mas de suas influências, recursos temáticos, referências ideológicas e simbolismos. A mostra exibe a produção de Dali desde os anos de 1920 até seus últimos trabalhos. Dentre os inúmeros trabalhos expostos estão as ilustrações feitas para os clássicos da literatura mundial, Dom Quixote de La Mancha (Miguel de Cervantes) e Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll).

Exp_SalvDali_Foto10

A entrada é gratuita mas o visitante deve pegar uma senha (máximo duas por pessoa) que é distribuída na entrada do instituto, no período das 10h às 18h, ou até acabarem as senhas. As senhas, válidas somente para o dia em que foram retiradas, são divididas em três horários de visitação às 11h, 14h e 17h.

O Instituto Tomie Ohtake fica na Avenida Faria Lima, 201 (Entrada pela Rua Coropés 88), Pinheiros, São Paulo.

Sem dúvida alguma, um passeio que vale a pena!

SOBRE O ARTISTA…Linha_Subtitulo

Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech, mais conhecido como Salvador Dali, nasceu em maio de 1904 na Catalunha (Espanha). Desde jovem, o artista chamava atenção pelo seu jeito excêntrico de ser. Sua obra foi influenciada pelos mestres da Renascença. Em 1916, Salvador Dali conheceu a pintura impressionista. Nas suas pinturas, ele fazia experiências com o cubismo e o dadaísmo.

Enquanto descobria seu próprio estilo, Salvador Dali foi influenciado por artistas como Picasso e Miró. Seus quadros combinam imagens bizarras, como nos sonhos, com uma excelente qualidade plástica.

O artista foi casado com Gala Éluard, uma imigrante russa, e teve um final de vida conjugal bastante conturbado. Salvador Dalí morreu de pneumonia e falha cardíaca na cidade onde nasceu e viveu seus últimos anos de Vida, a pequena Figueres. Uma curiosidade sobre o artista. Em 1926, ainda jovem, Salvador Dali foi expulso da Academia de Artes de Madri depois de declarar que ninguém ali era suficientemente competente para avaliá-lo!

Exp_SalvDali_Foto12

Exp_SalvDali_Foto05Exp_SalvDali_Foto09Exp_SalvDali_Foto02Exp_SalvDali_Foto06