Turismo em Portugal: Templo Romano, praias e Dinossauros!

Quem tem acompanhado nossos posts, já deve ter percebido que nos últimos dias nós visitamos vários lugares no interior de Portugal.  Encaramos a Rota do Galvão, depois nos aventuramos na Tapada de Mafra e no Jardim do Cerco e, finamente, nos surpreendemos com as Salinas de Rio Maior.  Continuando nosso roteiro de turismo em Portugal decidimos desvendar o belo litoral de Sintra que, além de belas paisagens, guarda um pouco da rica história do país.

Escolhemos, mais uma vez, a companhia de um grupo organizado pela Green Trekker, especializada em Turismo em Portugal. Os 12km de trilha – divididos entre enormes florestas de pinhais, muitos degraus e um belíssimo visual – foram cumpridos em pouco mais de 3horas. A trilha é considerada de grau 2, portanto, relativamente fácil e pode ser feita por qualquer pessoa que tenha um mínimo de preparo físico.

De Almoçageme à Praia das Maças: as diferentes facetas do turismo em Portugal

Pouco antes das 10h já estávamos no ponto de encontro do grupo, a vila de Almoçageme, na Freguesia de Colares, em Sintra. O dia mais uma vez estava lindo, céu azul e temperatura agradável. Depois de uma rápida explicação sobre o percurso, feita pelo guia Miguel Vilardebó, começamos a nossa caminhada.

Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia GrandeO início do percurso foi bem tranquilo, apenas alguns trechos com leves inclinações. Boa parte do caminho foi percorrido em meio a mata de pinhais na zona de Areais, como é chamada a região.  A árvore é a mesma que encontramos com muita frequência no Paraná.

Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia Grande

Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia GrandeSegundo a página MaisPinhais, ela pode chegar a 50 metros de altura e tem o tronco redondo e firme, que pode ter até 3 metros de diâmetro.

É fácil de ser identificada em uma paisagem por sua copa em forma de taça. Botanicamente ela é uma planta dióica, porque existem pinheiros “machos” e pinheiros “fêmeas”. Então para que exista o pinhão é preciso que o pólem seja transportado pelo vento, de uma árvore masculina para as inflorescências de uma árvore feminina.  As pinhas que podem chegar a pesar 5Kg é onde ficam as sementes, os pinhões, são redondas e quando amadurecem estouram e espalham os pinhões pelo chão, que são daí coletados por seres humanos e animais, que deles se alimentam e servem de dispersores desta árvore no ambiente natural.”(MaisPinhais)

Depois de uma boa caminhada finalmente chegamos ao Rio Maçãs, com suas águas transparentes (e frias) que desaguam no mar. A temperatura da água, segundo o guia me informou, é sempre fria, mesmo durante o verão. A partir daí, a trilha começou a ficar um pouco mais inclinada e o vento bem mais forte!

Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia Grande

O templo Romano e a Praia Praia Grande: o turismo em Portugal mescla história e beleza!

Depois do Rio Maças, é hora de começar a fazer um pouco de exercício.  Uma leve subida nos levou ao Alto da Vigia, onde está localizado o Templo Romano “Soli et Lunae”. Segundo os pesquisadores, o templo foi construído no Século XII em homenagem ao Sol, à Lua e ao Oceano.  Mais informações podem ser encontradas aqui.

Do Templo Romano seguimos pelas falésias até a Praia Grande. Apesar de totalmente plano, o vento constante e forte, dificultou um pouco mais o percurso. Passamos pela Praia Pequena e, em alguns minutos, avistamos a Praia Grande. Como o próprio nome diz, a praia oferece uma faixa bastante extensa de areia e é famosa pelas boas condições para a prática do surf e do bodyboard.

Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia Grande Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia Grande Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia Grande Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia Grande

Além disto, a Praia Grande é famosa, também, pelas pegadas de Dinossauro que foram descobertas, segundo o site Guia da Cidade, por um estudante de Geologia, em 24 de Abril de 1981.

Turismo em Portugal: Trilha Praia das Maçãs, Adraga e Praia Grande

As pegadas de Dinossauro têm cerca de 110 a 115 milhões de anos e são muito fundas. São 66 pegadas que correspondem a pelo menos dois tipos de animais – herbívoros e carnívoros. Localizadas nos rochedos ao fundo da Praia Grande, as pegadas são consideradas um importante patrimônio da região.

Depois de subir os mais de 200 degraus de escada que nos leva de volta à trilha rumo à Praia da Adraga, é hora de descansar, comer alguma coisa e apreciar o belo visual da Praia Grande. Em dias de céu bem claro, é possível avistar a cidade de Ericeira (ao Norte) e o Cabo da Roca (ao Sul).

Já na reta final do percurso, continuamos caminhando pelas falésias até a Praia da Adraga. Outra bela praia no litoral de Sintra. Depois, seguimos por entre a mata novamente, até chegamos ao ponto de onde partimos, em Almoçageme.

Infelizmente, desta vez, o grupo não era tão animado e não rolou aquele tradicional e alegre almoço. Mas, claro, aproveitamos para curtir mais um pouco o visual da Praia Grande. Escolhemos um restaurante que já conhecíamos, o Bar do Fundo, e saboreamos um delicioso Bacalhau à Brás antes de voltar para casa.