Toscana (5° dia): Montalcino / Bagno Vignoni / Bagni di San Filippo / Sant’Angelo in Colle / Montalcino

Dia05_Montecino

Sabe aquele dia que não dá nada certo? Pois é, foi mais ou menos assim! Isso também acontece nas viagens, pode acreditar, mas no final acabou sendo um dia bom!  🙂

A programação especial do dia era participar de uma visita a uma das vinícolas mais famosas da região de Siena, a Banfi. A visitação só acontece uma vez por dia, às 16h. Telefonamos, reservamos a visita e  saímos para um breve passeio em Bagno Vignoni e Bagni de San Filippo.

A ideia era tomar banho nas águas termais de Bagno Vignoni, depois dar uma passeada pela região de Bagni di San Filippo e chegar a tempo para fazer a visitação na vinícola. O dia amanheceu simplesmente lindo, céu azul e tempo bom. No caminho entre Montalcino e Bagno Vignoni, as plantações encantavam os olhos e eu não resisti, tive que parar e fotografar.

BagnoVignoni_Foto01

O trecho entre Montalcino e Bagno Vignoni é muito bonito…

BagnoVignoni_Foto02

…com o dia ensolarado fica mais belo ainda

Chegamos em Bagno Vignoni umas 11h00, estacionamos o carro e caminhamos até o centro do vilarejo onde há uma espécie de praça com uma piscina enorme de água termal e, em volta, alguns restaurantes e lojas de artesanato.  O lugar é pequeno mas muito bonitinho. Os Romanos costumavam visitar a cidade e tomar banho em suas água tanto pela questão saúde quanto para relaxar.

BagnoVignoni_Foto03

Piscina de água termal no centro do vilarejo…

BagnoVignoni_Foto04

… em italiano, ‘Vasca e Loggiato Santa Caterina’

BagnoVignoni_Foto05

Em volta da piscina, alguns restaurantes…

BagnoVignoni_Foto06

…e lojas de artesanato

 

Havíamos lido que deveríamos ir em direção ao Hotel Posta Marcucci, a 100m do centro. Fomos até lá e realmente eles tinham uma piscina termal muito bonita, com cadeiras em volta, e tal. Porém, ao pedirmos informação, o atendente nos informou que deveríamos pagar 15 euros por pessoa para utilizar a piscina e que teríamos que utilizar toca. Até aí tudo bem, mas havia um grande detalhe: a piscina fecha às 12h e só reabre às 14h, coisas da Itália!

Conclusão, desistimos do tal banho de água termal. Primeiro porque teríamos que esperar até as 14h e, segundo, porque tínhamos o compromisso às 16h e pagaríamos para usufruir da piscina por praticamente 1h30. Depois de uma cervejinha gelada em um dos bares seguimos para Bagni di San Filippo.

BagnoVignoni_Foto07

Piscina termal do Hotel Posta Marccuci

BagnoVignoni_Foto08

Vista lateral da piscina de água termal da Piazza D´Acqua

De Bagno Vignoli a Bagni di San Filippo são cerca de 30 minutos de carro e uma paisagem simplesmente maravilhosa!!! Mas quando fomos nos aproximando da cidade de Bagni di San Filippo, o cheio de enxofre é terrível. O efeito da água pode ser muito bom para a pele e para a saúde mas o cheiro do lugar é insuportável. Acabamos mudando de ideia em relação ao banho e resolvemos passear pela região.

BagnoSanFilippo_Foto04

Castelo medieval em Rocca D´Orcia, no caminho para San Filippo

BagnoSanFilippo_Foto03

Apesar do cheiro desagradável, a paisagem é linda

BagnoSanFilippo_Foto02

Canais de água sulfurosa em um spa da região de San Filippo

BagnoSanFilippo_Foto01

A cor da água é muito bonita mas o cheiro é insuportável

 

Já passava das 15h e precisávamos ir para o outro lado da região do Val D’Orcia para participar da visitação na vinícola. Acontece que fizemos uma confusão e acabamos pegando um caminho muito longo. Conclusão, não conseguimos chegar a tempo na vinícola, então, acabamos parando em Sant’Angelo in Colle, uma pequena vila medieval entre Montalcino e Argeano, para conhecer a vila.

SantAngelo_Foto02

Igreja na pequena praça de Sant´Angelo in Colle…

SantAngelo_Foto01

Pintura no interior da igreja (Pieve di San Michele Arcangelo)

Depois de um café, dirigimos por mais uns 10 minutos até o Castello de Banfi. Afinal, perdemos a visitação mas não iríamos perder a oportunidade de degustar e comprar um dos melhores vinhos da região, não é mesmo?

A loja da vinícola fica há aproximadamente 5km da fábrica onde seria feita a visitação. Um caminho muito bonito, cercado de Ciprestes leva o visitante ao Castello de Banfi, no alto da montanha.  O Castelo fica bem no meio da propriedade. De um lado há um hotel e do outro um restaurante e uma loja enorme com vinhos de diversos lugares do mundo. Depois de visitar o Castello, fomos para a loja degustar e comprar algumas garrafas. No Castello de Banfi há, também, o museu da garrafa e do vidro.

CastelloBanfi_Foto01

Fachada do Castello de Banfi

CastelloBanfi_Foto02

Somente algumas partes do castelo podem ser visitadas

CastelloBanfi_Foto03

A vista é privilegiada…

CastelloBanfi_Foto04

…e a loja oferece vinho de vários lugares do mundo

 

Como não gostamos de repetir o mesmo caminho quando é possível conhecer outro lugar, optamos por outra estrada para para voltar à vila de Montalcino. E não nos arrependemos, as paisagens eram belíssimas. Como disse, apesar de não sair como planejado, o dia não foi nada mal. 😉

CastelloBanfi_Foto05

Estrada que liga o Castello de Banfi a Montalcino…

CastelloBanfi_Foto06

…e o dia vai chegando ao fim