Toscana (3° dia): Massa Maritima / Roccastrada / Montepulciano

Dia03_MassaMaritima_Montepulciano

Resolvemos dormir até mais tarde e aproveitar a manhã de domingo para descansar um pouco.  Depois do café da manhã e antes de seguir para nosso próximo destino – até o momento indefinido, pois não havíamos reservado hotel para aquela noite – decidimos conhecer o Lago Dell’ Acesa, há apenas dois minutos de carro da pousada.

A ideia era só caminhar em volta do lago mas, para nossa surpresa, chegando lá percebemos que o local é um dos refúgios dos moradores da região. Em toda a extensão do lago há pequenas passarelas de madeira onde as pessoas estendem suas toalhas, suas cadeiras ou, até mesmo o guarda-sol, e se divertem, sozinhos ou com a família reunida. Lá é possível, também, praticar o mergulho para explorar as belezas do fundo do lago.

LagoDellAcesa_Foto03

O lago é um refúgio durante o verão

LagoDellAcesa_Foto04

Alguns preferem o mergulho

A água transparente naquela manhã quente de domingo era um convite ao mergulho e nós não poderíamos deixar isso passar! Não pensamos duas vezes, trocamos de roupa, encontramos nosso cantinho, estendemos a toalha e lá ficamos um bom tempo nadando,  descansando e nos bronzeando, literalmente, “sob o sol da Toscana”.

LagoDellAcesa_Foto001

A água do lago é um convite ao mergulho

LagoDellAcesa_Foto02

Enquanto alguns nadam, outros tomam sol à beira do lago

Depois seguimos viagem pela ‘Strada Del Vino Monteregio Massa Maritima’ à procura de algum restaurante para comer. Como esta região da Toscana não é muito visitada por turistas e as cidades são bem pequenas, encontrar restaurantes que funcionam na hora do almoço não é uma missão muito fácil . Felizmente encontramos um bem aconchegante, e o principal, aberto, em Roccastrada, um pequeno vilarejo medieval no alto da montanha. Eu pedi um ‘pici’, uma massa que é especialidade da região e o David pediu um ‘black Angus’. Mas ele teve que pedir ao chef para tostar um pouquinho mais porque eles costumam comer praticamente cru.

Roccastrada_Foto01

‘Pici’: uma massa que é especialidade da região

Roccastrada_Foto02

‘black Angus’, especialidade da casa.

De lá decidimos seguir em direção a Montepulciano. Alguns minutos perdidos em uma rota errada e, finalmente, deixamos a Província de Grosseto e entramos na Província de Siena. É interessante como a paisagem muda bastante. Talvez por apresentar mais elevações, a Província de Siena proporciona paisagens mais belas. Passamos por Montalcino, Pienza e finalmente chegamos ao nosso destino.

Não foi difícil encontrar um hotel bem localizado e com preço razoável para se hospedar.  Enquanto fazíamos o check-in no hotel, algumas fotos na parede me chamaram a atenção. Eram do ator Robert Pattinson, do filme Crepúsculo, e uma multidão de fãs em volta. Curiosa, perguntei sobre as fotos e o recepcionista me explicou que várias cenas do filme foram gravadas na cidade de Montepulciano e que alguns atores haviam se hospedado no hotel. Eu não fazia a mínima ideia de que o filme tinha sido gravado na Itália.

Nos instalamos e saímos para conhecer um pouco da cidade e apreciar o belo pôr-do-sol no alto da montanha.

Montepulciano_Foto01

Entardecer visto do ponto mais alto de Montepulciano

Montepulciano_Foto02

Duomo, na Piazza Grande, em Montepulciano

Montepulciano_Foto03

Palazzo Comunale, também na Piazza Grande

Montepulciano_Foto04

O Museo Torture é uma das atrações da cidade de Montepulciano