Solo Sagrado: um protótipo do paraíso às margens da Represa de Guarapiranga

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - BrazilVocê já ouviu falar nos protótipos do paraíso na Terra? É isso mesmo, paraísos, locais onde as belezas naturais e as obras criadas pelo homem convivem em perfeita harmonia! E mais, você sabia que um destes protótipos – o primeiro construído fora do Japão – fica em São Paulo, há uma hora da Avenida Paulista? Pois é, o nosso protótipo do paraíso chama-se Solo Sagrado de Guarapiranga e é, de fato, um lugar ímpar, onde a natureza reina absoluta e a paz tem presença garantida.

Inaugurado em  em 1995, às margens da Represa de Guarapiranga, o Templo tem uma área de 327.500m² de muito verde, muitos peixes e lindas flores.

E não se preocupe se você não é membro da Igreja Messiânica ou se não acredita nos seus princípios e/ou valores, ninguém – em momento algum – vai tentar convencê-lo de nada por lá. Aliás, você poderá passar totalmente desapercebido, se assim desejar. Há algumas atividades da Igreja, como o Culto Mensal de Gratidão e a Cerimônia do Chá, mas o local, em geral, é simplesmente um espaço para a contemplação da natureza e para a meditação. Reserve um dia para conhecê-lo, você certamente não vai se arrepender!

Eu estive lá duas vezes. A primeira vez foi com a minha amiga Marlucy Mandarino que, naquela época, Setembro de 2009, dividia apartamento comigo em São Paulo. Gostei tanto que voltei outras vezes para mostrar o lugar aos amigos.

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Temple Brazil

Por quê Solo Sagrado?

Solo Sagrado foi o nome escolhido pelo japonês Mokiti Okada, fundador da Igreja Messiânica Mundial, para os protótipos do paraíso terrestre, isto é, locais formados por templos, jardins e museus, onde a beleza da natureza deve conviver em harmonia com a obra criada pelo homem.

“Seu objetivo era deixar para a humanidade a base para a construção de um Mundo Ideal, materialização da Verdade, do Bem e do Belo, por intermédio de protótipos do Paraíso nas cidades de Hakone, Atami e Kyoto. Estes representariam a síntese de toda a sua doutrina e a própria missão da Igreja Messiânica Mundial, a construção do Paraíso Terrestre.”(http://www.messianica.org.br/quem-somos/meishu-sama)

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

Os três primeiros protótipos do paraíso na Terra foram construídos no Japão (:

    • Hakone (Terra Divina): Inaugurado em 1951, possui uma área de 76.000m². Possui belos jardins e um museu de arte com mais de 1.200 obras, sendo três tesouros nacionais e mais de 60 obras consideradas patrimônios culturais do Japão;
    • Atami (Terra Celestial): Tem uma área de 176.000m² e abriga o maior museu de arte particular do Japão, e o Palácio de Cristal, um grande salão envidraçado adotado como símbolo do mundo ideal: o “Mundo Cristalino”;
    • Kyoto (Terra da Tranquilidade): Embora o terreno tenha sido adquirido por Meishu-Sama em 1951, as obras de construção do templo só começaram 50 anos depois. “Kyoto seria o elemento Terra, que junto com Hakone (Fogo) e Atami (Água) formaria a trilogia que impulsionaria a Obra Divina”

O Solo Sagrado de Guarapiranga foi o primeiro a ser construído fora do Japão e contou com a participação de inúmeros voluntários. Também há um outro protótipo na cidade de Saraburi, na Tailândia, inaugurado em 1996.

Solo Sagrado de Guarapiranga

O Solo Sagrado de Guarapiranga – assim como a Serra da Cantareira – é um daqueles lugares que você custa a acredita que exista e que esteja tão perto do Centro de São Paulo. Um espaço muito amplo, bem cuidado e que, nos dias de celebração, reúne milhares de pessoas.  Um lugar que vale a pena visitar, especialmente em um belo dia de sol, seja para fazer um pic-nic, ler um livro ou simplesmente apreciar a natureza.

Logo na entrada um belo canteiro anuncia o que está por vir.

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

O lugar é repleto de pedras, posicionadas de diversas formas, espelhos d’água com carpas de cores variadas proporcionando um enorme bem-estar aos visitantes.

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

Além disto há canteiros enormes de flores que encantam os que por ali passam.

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

No alto e de frente para a Lagoa de Guarapiranga fica o templo, uma construção enorme sustentada por 16 pilares de 18 metros de altura, posicionados em forma de anel,  onde são realizadas as cerimônias da Igreja. Os pilares representam todas as direções do mundo. Não há teto, muito menos paredes!

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Brazil

Cada patamar da escadaria que leva ao templo possui uma floreira com as cores do arco-íris.

No templo há três santuários: o Santuário do Deus Supremo (ao centro), com uma torre de 71 metros de altura, cujo objetivo é captar energias cósmicas. À direita, o Santuario Mokiti Okada, fundadora da Igreja Messiânica Mundial, e, à direita, o Santuário dos Antepassados.

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

Para quem ainda não está convencido de que este lugar vale uma visita, mais algumas fotos dos canteiros de flores, dos gramados e dos espelhos d’água que, sinceramente, dispensam legenda!   😉

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

Templo Solo Sagrado (Guarapiranga, São Paulo, Brasil) - Solo Sagrado Templo,Brazil

Informações Importantes sobre o Solo Sagrado

– Endereço:

      • Av. Profº Hermann Von Ihering, 6567 – Jardim Casa Grande (antiga Estrada do Jaceguai), Parelheiros – São Paulo – SP
      • Tel. (55) 11 5970-1000

– Horários de funcionamento:

      • Quarta, quinta, sexta, sábado, domingo e feriados, das 8h à 16h;
      • O Templo não abre:
        • Segunda e Terça-feira (inclusive se for feriado)
        • Primeiro domingo de cada mês
        • 21/12/2014 a 06/01/2015

– Preço: o visitante não paga nada para entrar mas pode deixar uma contribuição, caso queira.

– Como chegar:

      • Ônibus: pegar o ônibus “Terminal Varginha” (dentro do Terminal do Metrô Jabaquara) e descer no ponto final. No Terminal Varginha, tomar o ônibus “Messiânica” para o Solo Sagrado.
      • Carro: Clique aqui para ver o mapa a partir do Metro Jabaquara. Aproximadamente 24Km, duração: 49minutos (sem trânsito).

– Estacionamento: tem um estacionamento próximo ao Templo. De lá, é oferecido transporte gratuito (ida e volta) até a portaria.

– Alimentação: existe uma lanchonete no local mas ela não oferece muitas opções. Portanto, caso você pretenda ficar algum tempo por lá, aconselhamos levar um lanche.

– Dica: confira a programação cultural pois, alguns dias há música no templo, por exemplo. Pode ser uma oportunidade interessante.

– Website: http://www.solosagrado.org.br