TAÇA DE NOEL DE NATAÇÃO: uma tradição de final de ano em Genebra!

Mais do que uma simples competição, a Taça de Noel de Natação (Coupe de Noël de Natation) é uma verdadeira festa, tanto para quem está dentro, quanto para quem está fora do Lago Léman. Em sua 76a.edição, a competição já é considerada a mais antiga manifestação esportiva do Cantão de Genebra, e reúne nadadores de todas as idades que se atravem a encarar as águas frias do lago, num verdadeiro carnaval fora de época.

Os nadadores fantasiados fazem um verdadeiro carnaval durante a Taça de Noel de Natação, em Genebra.

Os nadadores fantasiados fazem um verdadeiro carnaval durante a Taça de Noel de Natação, em Genebra.

Grupo comemorando a chegada, na Taça Noel de Natação.

Grupo comemorando a chegada, na Taça Noel de Natação.

Uma competição com quase 80 anos de história

Organizada pela Associação “Genève Natation 1885”, a competição foi realizada, pela primeira vez em 1934, com apenas 9 corajosos participantes em uma única série. Em 2014 foram cerca de 1450 inscritos, divididos em 66 séries. O percurso é de 120 metros.

A maior competição de natação do mundo em água aberta e fria aconteceu neste domingo (14), das 9h às 14:30h, no Jardin Anglais. A temperatura da água (9 graus Celsius) foi considerada excepcionalmente quente pelos participantes mais antigos, acostumados com uma temperatura entre 5 e 8 graus.

 

Percurso de 120m ao longo do Jardim Inglês

Percurso de 120m ao longo do Jardim Inglês

Mas se engana quem pensa que só tinha europeu na competição. O brasileiro Kaio Santos de Lima, de 17 anos – mais acostumado com as águas quentes do litoral nordestino – encarou as águas geladas do lago e disse que não teve nenhuma dificuldade para fazer o percurso da Taça de Noel de Natação.

Kaio, de 17 anos, antes de pular nas águas frias do lago Léman

Kaio, de 17 anos, antes de pular nas águas frias do lago Léman

Ele disse não ter tido dificuldade para chegar ao final

Ele disse não ter tido dificuldade para chegar ao final

Quem consegue chegar até o final, recebe bebida quente para tentar amenizar o frio. Depois das inúmeras fotos, eles se dirigem aos carros que os levam de volta ao local da concentração, em outra região da cidade.

Bebida quente para amenizar o frio

Bebida quente para amenizar o frio

Atletas retornando ao local de concentração

Atletas retornando ao local de concentração

Taça de Noel de Natação: dados técnicos

A “Taça de Noel” é dividida em oito categorias, de acordo com o ano de nascimento (acima de 14 anos) e o sexo do participante. E uma outra categoria, certamente a mais animada, que é denominada Humorística. Desta última categoria participam quaisquer nadadores, independente do sexo, desde que tenha mais de 14 anos.

 Categoria Sexo Idade
 1
Masculino
15 a 30 anos
 2
Feminino
15 a 30 anos
 3
Sênior Masculino
31 a 45 anos
 4
Sênior Feminino
31 a 45 anos
 5/6
Veteranos 1 Masculino / Feminino
46 a 60 anos
 7/8
Veteranos 2 Masculino / Feminino
acima de 60 anos
 19
Humorístico
acima de 14 anos

Todos os participantes classificados recebem uma medalha. Sempre que possível, os três primeiros colocados de cada categoria recebem um prêmio. Além disso, o nadador com o melhor tempo geral, recebe um prêmio especial.

Os nadadores da categoria humorística são uma atração a parte na competição. Cada grupo se fantasia de acordo com o tema escolhido e tem direito, inclusive, a trilha sonora. Um dos destaques deste ano foi o grupo que escolheu o tema casamento. Todos muito bem caracterizados: os noivos, o fotógrafo, as damas de honra, o padre, o bolo e, até mesmo, o carro para a lua-de-mel caíram na água. Muito alegres, eles chamaram a atenção do público e ao som da marcha nupcial, eles se jogaram na água gelada do lago. Confira o vídeo, clicando aqui.

Travessia do grupo com bolo e carro

Travessia do grupo com bolo e carro

Pose oficial antes de cair na água

Pose oficial antes de cair na água

Efeito da água gelada no organismo

Como todos sabemos, o homem é um ser homeotérmico, ou seja, que mantém a temperatura corporal praticamente constante, apesar das variações do meio. A temperatura normal de operação do corpo humano é de 36,5°C.

Quando em contato com temperaturas “normais” (ar: entre 24 e 26°C; água: entre 33 e 35°) não há perda de energia/calor e ocorre o que chamamos de neutralidade térmica. Porém, à medida que essas temperaturas aumentam ou diminuem, começa a ocorrer uma troca de energia entre o corpo e o meio ambiente, e o homem começa a sentir os efeitos desse processo: a hiper ou hipotermia, respectivamente.

No caso desta competição, o corpo do atleta – ao entrar em contato com a água fria do lago – começa a esfriar e a sofrer uma série de reações na tentativa de manter a sua temperatura corporal e evitar a hipotermia (temperatura central do corpo humano cai abaixo de 35°C. É importante salientar que o corpo dentro d’água esfria 25 vezes mais rápido, simplesmente porque a água um meio condutor de energia muito melhor do que o ar.

Grupo durante travessia do percurso

Grupo durante travessia do percurso

A primeira reação, além da sensação subjetiva de frio e arrepios, é uma vasoconstrição dos vasos sanguíneos (diminuição da circulação ao nível dos membros) na tentativa de diminuir a perda de calor e manter a temperatura corporal interna. Esse processo vai fazer com que haja um fluxo de sangue para o coração, que será imediatamente regulado por uma eliminação de líquido pelos rins (vontade de urinar).

Segundo estudos do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, quando essa vacoconstrição não é eficiente para evitar a queda da temperatura, surgem os tremores. Os tremores são contrações involuntárias dos músculos esqueléticos, contração essa que gera calor. Se a exposição ao frio ambiental é prolongada, os tremores diminuem ou cessam, surgem alterações mentais e diminue a performance motora. Progressivamente há um colapso do mecanismo termorregulador, inclusive com vasodilatação na pele e conseqüente perda de calor para o exterior.

Assim, fecha-se um ciclo vicioso e o atleta começa a diminuir seu nível de consciência (fica prostrado, sonolento, torporoso), as funções vitais se alteram (principalmente freqüência cardíaca, respiratória e pressão arterial), até a morte. No decorrer desses eventos, podem surgir lesões pelo frio, principalmente nas extremidades (mãos, pés, nariz, orelha e lábios), das quais a mais grave é o congelamento. Deu para entender agora porque o percurso da competição tem somente 120 metros, não é!?

Os atletas são acompanhados de perto por socorristas

Os atletas são acompanhados de perto por socorristas

Mas há também quem defenda que nadar em água gelada é bom para manter a saúde de ferro. É isso mesmo, chineses acostumados a nadar em um lago na cidade de Pequim, cuja temperatura da água é de 3oC, afirmam que essa prática ajuda a melhorar a circulação sanguínea, reduz o stress, melhora a concentração, e os mantém saudáveis. Será?

Para os interessados, a 77a. edição da Taça de Noël de Natação acontecerá no dia 20 de dezembro de 2015. As informações podem ser obtidas por meio da página do evento (http://www.coupedenoel.ch/).

Gostou? Quer ver mais fotos, clique aqui para acessar a nossa galeria.

Confira o vídeo que nós preparamos com a Taça de Noel de Natação de 2014.