Rota dos Toblerones: não, lá não tem chocolate!

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.

Há alguns meses acabamos passando, quase sem querer, pela Rota dos Toblerones (Le Sentier des Toblerones ou Toblerone Line), na região do Jura, na Suíça. Eu já tinha ouvido falar sobre esta trilha várias vezes mas nunca tinha visto a muralha de perto. Isto mesmo, apesar do nome, não estou falando de chocolate, estou falando de uma linha de blocos de concreto triangular que lembra muito o formato do famoso chocolate, daí a origem do nome. Mas, infelizmente, sua origem não lembra em nada o delicioso sabor do chocolate, muito pelo contrário, as barreiras foram criadas para proteger o país das possíveis invasões, durante a 2a. Guerra Mundial.

São, ao todo, 15Km de trilha, que começa em Bassins e vai até a borda do Lago Léman, em Nyon. Pelo caminho, as pequenas vilas de Begnins, Vich, Grand, Prangins e Nyon e os fortes de Villa Rose e Villa Verte.

Rota dos Toblerones

Quem nunca ouviu falar no famoso Toblerone, aquelas barras de chocolate em forma de triângulo, preparada com mel e castanha (nogado), levanta a mão? Dá água na boca só de pensar, não dá?

Pois é, o Toblerone (chocolate) – criado pelo suíço Theodor Toble, em 1908 – também foi o nome dado às barreiras antitanques construídas durante a Segunda Guerra Mundial, na Suíça. A semelhança no formato entre o chocolate e os blocos de cimento deram origem ao nome das barreiras e da trilha: Rota dos Toblerones.

As construções históricas ao longo da trilha foram preservadas para que as novas gerações saibam como era a vida durante a Guerra na Suíça. Todo ano, um grupo de voluntários residentes na região, reúnem-se, no início da primavera, para limpar a trilha e permitir que turistas e curiosos façam o percurso e conheçam um pouco da história do país. Considerada de nível fácil, a trilha pode ser feita por qualquer pessoa com um preparo físico razoável.

Rota do Toblerone (Suíça)

Rota do Toblerone (Suíça)

Um pouco mais sobre a história da Rota dos Toblerones e o que você encontra lá

O Caminho ou Rota dos Toblerones é uma linha de fortificações construídas durante a mobilização da Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, espécie de linha de defesa contra possíveis invasões. A ideia era manter a Suíça independente e prevenir contra um possível ataque alemão. Os blocos de concreto (chamados de Toblerones) tinham como objetivo evitar uma invasão por tanques. Por este motivo, eles tem um tamanho bem grande e um formato bem angular, para que os tanques não pudessem passar por cima. Além disso, eles foram colocados muito próximos, de tal forma que os tanques  não pudessem passar entre eles.

Rota do Toblerone (Suíça)

A trilha, que tem cerca de 15Km de extensão, começa aos pés do Jura – perto de Bassins – e vai até Gland, próximo a Nyon, às margens do Lago Léman. Ela compreende, além das barragens anti-tanques, algumas fortalezas e outras edificações.

Duas fortificações ao longo da Rota dos Toblerones foram restauradas e mantém sua aparência original: a Villa Rose (Vila Rosa) e a Villa Verte (Vila Verde).Ville_Rose

A Villa Rose, construída em 1940, tem janelas falsas e 2,5m de paredes espessas. Diz a lenda que, durante anos, a casa – sempre muito bem conservada – chamou a atenção dos vizinhos e das pessoas que por lá passavam pois nunca havia uma luz sequer, nem tampouco um carro na garagem. Somente os veteranos da Guerra sabiam que a casa, na verdade, era um forte disfarçado, onde os militares escondiam armas antitanques e onde podiam permanecer durante um bom tempo sem contato com o mundo exterior.

A construção foi utilizada pelos militares até o final de 1994. Depois, a casa foi transformada em museu com uma exposição de equipamentos originais da Segunda Guerra Mundial.  As janelas são falsas e as paredes tem 2,5m de espessura.

Ao longo do caminho, o turista também pode ver uma rica fauna e alguns pequenos cursos d’água.

Como chegar à Rota dos Toblerones

De trem: de Genebra até a estação de trem de Gland. Chegando lá, siga em direção ao lago e vire à direita. Procure as setas amarelas nos posts, elas indicam o caminho a seguir. Continue caminhando até encontrar uma região industrial. Passe por esta área e prossiga até encontrar a Rota dos Toblerones.

De carro: partindo de Genebra, siga pela rodovia A1 até a estação de trem de Gland. Estacione e procure pelas indicações mencionadas acima.

 

Your ads will be inserted here by

Easy Plugin for AdSense.

Please go to the plugin admin page to
Paste your ad code OR
Suppress this ad slot.