Café de São Bento: considerado um dos melhores restaurantes em Lisboa

Se você está preparando sua viagem para Portugal, ou de repente mora na “cidade das 7 colinas”, certamente já ouviu alguém comentar ou já leu em algum lugar sobre um dos mais tradicionais restaurantes da capital portuguesa, o Café de São Bento, considerado um dos 10 Melhores Restaurantes em Lisboa no ano de 2013 pelo Portal Inglês The Culture Trip.

O carro-chefe da casa é o Bife à São Bento que, há pouco tempo, foi chamado de “o melhor bife da capital” pelo guia de viagens francês Petit Futé.

Pois é, nós também já havíamos ouvido falar muito sobre o lugar e, depois de passar várias vezes na porta, semana passada finalmente resolvemos entrar para conferir de perto a qualidade deste restaurante em Lisboa.

Restaurantes em Lisboa: nossa experiência no Café de São Bento

Chegamos no Café de São Bento exatamente às 20h30, conforme havíamos reservado.  Como de costume, as portas do restaurante estavam fechadas. Tocamos a campainha e fomos recepcionados por um senhor muito simpático, o mesmo que nos atendeu o resto da noite.

A primeira pergunta foi se preferíamos a área de fumantes ou a de não fumantes. Sim, infelizmente em Lisboa ainda é permitido fumar em ambiente fechado. Obviamente optamos pela área de não fumantes e ele, então, nos conduziu para o primeiro piso.

O ambiente é pequeno mas aconchegante. Nas paredes, uma galeria de quadros com imagens da cidade de Lisboa e da Rua de São Bento.

Restaurantes em Lisboa: ambientes do Café de São Bento Restaurantes em Lisboa: ambientes do Café de São Bento Restaurantes em Lisboa: ambientes do Café de São BentoO menu tem várias opções como você pode ver na figura abaixo. Porém, o prato principal do estabelecimento é, sem dúvida, o Bife que vem em três versões, o Bife à Café São Bento, o Bife à Portuguesa e o Bife Grelhado.

Restaurantes em Lisboa: menu do Café de São Bento

Como entrada optamos por um prato com camarão e muito alho que, na verdade é uma inovação da casa, ainda nem aparecia no menu. Eu não sou muito fã de frutos do mar mas confesso que estava bem saboroso.

Restaurantes em Lisboa: menu do Café de São Bento
Como prato principal escolhemos o Bife à Café São Bento e o Bife à Portuguesa.

O primeiro é inspirado no “bife à Marrare” acompanhado de batatas fritas aos palitos. O segundo, Bife à Portuguesa, é preparado com alho e louro, acompanhado de batatas fritas às rodelas. Você pode optar entre o bife do Lombo (Filé) ou da Vazia e, ainda, se quer a carne acompanhada de ovo ou não. Se acrescentar o ovo, terá que pagar a parte pelo mesmo.

Só a título de curiosidade, o bife recebeu este nome por ter sido trazido para Lisboa por Antônio Marrare, nos finais do século XVIII e tornando-se popular com a abertura de vários Cafés Marrare.

Restaurantes em Lisboa: menu do Café de São BentoRestaurantes em Lisboa: menu do Café de São Bento
Na sobremesa escolhemos o Carré de 2 Chocolates Denegro, uma torta composta por 3 (três) fatias, chocolate de leite e chocolate negro a 70 % sobre biscoito de amêndoa e crocante de avelã.

Restaurantes em Lisboa: menu do Café de São BentoO atendimento no Café São Bento é sem dúvida muito bom mas, confesso que não me lembrarei do bife como o melhor da minha vida. Apesar da carne estar no ponto certo para o meu gosto e super macia, certamente já comi pratos tão bons quantos em outros restaurantes, inclusive em Lisboa.

Ou seja, na minha modesta opinião, o Café de São Bento é bom mais pelo ambiente, pela tradição e pelo serviço que oferece do que, propriamente, pelo bife. Mas, se você ficou curioso, e estiver disposto a desembolsar uma quantia razoável (e bem mais alta do que gastaria em outros restaurantes em Lisboa), vá até lá e passe por aqui para deixar a sua opinião! 😉

O Café de São Bento fica na Rua de São Bento, nº 212, bem em frente ao Palácio de São Bento (Assembleia da República). E, também, no TimeOut Market (Mercado da Ribeira). Mais informações sobre o restaurante podem ser encontradas na página do Café de São Bento.