Reservar hotel: dicas para você encontrar a hospedagem ideal!

Saber quais os melhores sites para reservar hotel online é o primeiro passo para você encontrar uma boa hospedagem. Afinal, a internet está repleta deles. Mas, além disto, há algumas dicas que podem ser cruciais para que você consiga encontrar a acomodação perfeita para você, ou seja, aquela que mais se adequa ao seu perfil.

Dicas importantes na hora de reservar hotel

A seguir listamos algumas coisas que achamos muito importante observar na hora de reservar hotel online. Pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença na sua próxima viagem!

#1 Cadastre-se nos sites de reserva de hotel

A primeira dica não poderia ser diferente! Antes de fazer qualquer pesquisa, escolha aqueles sites que você achou mais interessantes para reservar hotel e cadastre-se. Todos eles oferecem algum tipo de vantagem, descontos especiais, prêmios e recompensas para os clientes cadastrados. E não se preocupe, em geral você não paga nada por isto!


#2 Utilize os filtros oferecidos pelos sites

Os sites de reserva de hotel tem uma gama imensa e diversificada de acomodações. Os filtros são uma forma de selecionar, logo de cara, aquelas que estão mais próximas do que você procura. Eles estão lá justamente para facilitar a sua vida, então, por que não utilizá-los, não é mesmo?  Vou pegar como exemplo o Booking.com mas como os sites, em geral, são muito semelhantes, a dica vale para todos.

Na página inicial:

Você já pode começar a sua filtragem na página inicial do site. Além da cidade e das datas de hospedagem, selecione, também, a opção “lazer”. Assim, o site não exibirá aqueles hotéis de negócios enormes.
Se você já sabe, também, em que tipo de acomodação pretende se hospedar (“Casas e Apartamentos” ou “hotéis”), já selecione a opção desejada. Desta forma o site só retorna, na página de resultados, o tipo de acomodação que interessa a você.

Reserva de hotel: página inicial do Booking.com

Na página de resultados:

Selecione, na página de resultados, as opções de acordo com os seus requisitos. Por exemplo, se a propriedade que você busca precisa ter estacionamento, vá até o item “Comodidades” e selecione a opção “Estacionamento”.

Você pode filtrar, ainda, pelo valor da diária e descartar as propriedades que estão muito acima do seu orçamento.

Reserva de hotel: página de resultados da Booking.com

O Léo e a Chel, do Viajo Logo Existo, usam uma estratégia interessante para reservar hotel, eles selecionam primeiro a faixa de preço que querem pagar. Em geral, a menor, já que viajam com um orçamento baixo (low budget) e depois, selecionam o filtro das estrelas para verificar se, por acaso, há algum hotel 5 estrelas com uma mega promoção. Não sei se eles tiverem algum sucesso mas, vale a dica!


#3. Leia a avaliação de quem já se hospedou.

Gostou de uma determinada hospedagem? Então não deixe de ler os comentários que outros hóspedes deixaram sobre o estabelecimento. Claro que isto é muito relativo porque o que é bom para uma pessoa pode não ser não para outra. Mas, sempre é um parâmetro a mais. Por isto é bom sempre dar uma olhada nos comentários e seguir o seu instinto e usar o bom senso.

Algumas pessoas reclamam de coisas que não tem a mínima relevância. Nós gostamos muito de ler as considerações dos leitores do TripAdvisor.

O site da Booking.com oferece duas maneiras de filtrar a sua busca de acordo com a avaliação dos hóspedes.

  • A primeira opção, que está disponível na barra lateral esquerda, é a avaliação dos hóspedes de acordo com alguns critérios, tais como Localização, Comodidades e Limpeza.
  • A segunda, bem diferente, exibe as propriedades de acordo com o perfil do viajante, ou seja, se a avaliação foi feita por um viajante de negócios, por um casal, por um grupo de amigos, etc.

Reserva de hotel: página de resultados da Booking.com


#4. Cuidado com as fotos disponibilizadas pelas propriedades.

Reserva de hotel (Banheira de hidromassagem com vista para a montanha)

Não vou negar para vocês que a primeira coisa que eu observo são as fotos disponibilizadas pelas propriedades. Embora nem sempre elas correspondam à realidade, é um primeiro parâmetro para você saber se o estabelecimento te agradar ou não.

Se não gostar das fotos, passe para o próximo hotel da lista. Se gostar, observe mais um pouco e verifique cuidadosamente os comentários de quem já se hospedou lá. Não se iluda, na maioria das vezes a foto não corresponde à realidade. Se os comentários forem ruins, procure outra hospedagem. De sempre preferência aos comentários. Se tiver que optar entre fotos lindas e comentários ruins ou fotos medianas e comentários bons, fique com a segunda opção.


#5. Utilize a opção “Mostrar resultados no mapa”

Reserva de hotel: mapa de hotéis da Booking.com

Taí um recurso que eu acredito que poucas pessoas utilizem mas que, na minha opinião é um dos melhores recursos dos sites de reserva online: a possibilidade de visualizar os resultados da sua pesquisa no mapa.
Eu gosto muito desta opção e sempre a utilizo pois, pelo mapa você consegue verificar se a propriedade está bem localizada, ou seja, se fica próxima das atrações turísticas e/ou dos lugares da cidade que eu pretendo visitar.

Além disto, você pode utilizar esta opção para verificar se há, nas proximidades, outros hotéis que possam se encaixar nos seus requisitos e que tenham um preço mais baixo.


#6. Preste atenção na política de cancelamento do hotel

Imprevistos acontecem e você pode eventualmente não poder viajar. E aí? Vai poder cancelar sua reserva sem taxa ou vai ter que se responsabilizar pelo custo? Alguns hotéis oferecem a possibilidade de cancelamento gratuito até alguns dias antes, outros não. Fique atento a este detalhe pois é importante!

Na verdade existem duas situações a considerar na hora de reservar hotel. Se a sua viagem está muito próxima e você encontra um preço muito bom em um hotel que não oferece a opcão de cancelamento gratuito, pode valer a pena reservar. Agora, se a viagem ainda está longe, eu aconselho reservar um hotel que permita o cancelamento sem cobrança de taxas. Assim, caso você não possa viajar ou, de repente, se achar outro hotel melhor, pode efetuar o cancelamento sem pagar nada por isto.

#7. Reservar com ou sem café da manhã?

Reserva de hotel (Mesa servida para o Café da manhã)

Esta questão é bem interessante porque não há uma resposta exata. As vezes compensa, outras não! E, pasmem, vai depender de vários fatores, inclusive do país onde você está. Por exemplo, na Suíça e na França, em geral o café da manhã não está incluído na reserva e o preço é absurdo. Com o valor você vai até a boulangerie mais próxima e como o que você quer por bem menos. Já em Portugal, o preço é bem razoável.

A dica, então, é observar se o café da manhã está incluído na reserva do hotel ou não. Se não estiver, verifique se o valor vale ou não a pena.


#8. Preço do hotel x Gasto com transporte

Dicas para reservar hotel (gasto com transporte público)

Na hora de reservar a sua hospedagem não deixe de utilizar a dica número 5 para verificar a localização da mesma. Parece bobagem mas este item é fundamental, especialmente se você tem poucos dias em uma cidade.

Em grandes cidades é comum ter hotéis muito bons em regiões periféricas, perto dos aeroportos por exemplo. E, claro, como não tem uma boa localização, eles acabam tendo preços melhores. Então, o ideal é fazer as contas de quanto tempo e dinheiro você vai gastar para se deslocar do hotel até as atrações turísticas. Se a diferença foi pouca, opte sempre pelo hotel mais bem localizado, de onde você possa fazer tudo que quer caminhando. Você não vai se arrepender!


#9. Viaje na baixa temporada

Sabemos que nem sempre é viável mas, se possível, tente conciliar as suas férias com a baixa temporada na região que deseja visitar. Além de aproveitar melhor as atrações porque tem menos gente, as tarifas dos hotéis podem cair pela metade.


#10. Pague suas hospedagens com pontos

Assim como há programas que acumulam milhas para você viajar, há outros que acumulam pontos e você pode utilizar como quiser, inclusive para pagar hospedagens. Dá um aolhadinha nos programas dos quais você participa, pode ser que algum deles ofereça esta possibilidade.


#11. Peça indicação aos amigos antes de reservar hotel

Você conhece alguém que já visitou o lugar para onde você vai? Peça indicação a ele(a), qualquer informação pode ser muito útil na hora de reservar hotel.


#12. Compare os preços antes de finalizar a sua reserva de hotel!

A última dica é aquela que você certamente já utilizou várias vezes. Antes de efetuar a sua reserva, compare o preço do mesmo hotel nos diversos sites de busca e com o valor exibido no próprio site do hotel.


Você tem outra dica bacana para reservar hotel? Se sim, posta aí nos comentários ou envia para nós por e-mail ([email protected]). Será um prazer acrescentá-la à lista!