Parque Morvan: uma das reservas naturais mais antigas da França!

Neste sábado (18), aproveitamos que estávamos na Região da Bourgogne e visitamos o Parque Morvan, um dos 51 parques naturais regionais da França. Um Parque Natural Regional é uma área rural que tem uma riqueza natural e cultural bastante rica, porém, seu equilíbrio é, normalmente, frágil e ameaçado.

Dentro do Parque Morvan, um dos mais antigos da França, há vários vilarejos, florestas, lagos e campos agrícolas. Nesta época do ano, as flores amarelas contrastando com o verde das pastagens transformam o parque em um verdadeiro espetáculo da natureza.

Criado em 1970, com a missão de apoiar o desenvolvimento econômico da região de forma sustentável, protegendo o patrimônio natural e cultural, o Parque Morvan (Parc Naturel Régionel du Morvan) ocupa uma área total de 281.400 hectares, bem no coração da Bourgogne, na parte central da França.

Parque Morvan, na França

Uma curiosidade interessante é que existe uma diferença entre os Parques Nacionais e Regionais. Enquanto os primeiros têm como objetivo a proteção do ambiente natural, os Parques Regionais têm a missão de ajudar os moradores da região a conviver em harmonia com o seu ambiente. Ou seja, permitir o desenvolvimento da região mas sempre respeitando e valorizando o patrimônio natural e cultural.

Parque Morvan, Bourgogne, FrançaParque-Morvan-Franca-03

NOSSO ROTEIRO PELO PARQUE MORVANLinha_Subtitulo

Desta vez nosso roteiro foi “bem comportado”. Percorremos boa parte do Parque Morvan de carro pois não tínhamos muito tempo para fazer trilha. Começamos nosso passeio pelo vilarejo de St-Leger-Sous-Beuvray. Depois de alguns quilômetros, uma placa indicava que estávamos entrando no Parque Regional de Morvan.

Diferente de outras regiões da França, as montanhas por lá não são muito altas. A paisagem é bem rural e, em alguns pontos, a estrada cruza bosques bem fechados, proporcionando um visual bem bacana.

Parque Morvan, Bourgogne, França

Parque Morvan, Bourgogne, França

Parque Morvan, Bourgogne, França

Parque Morvan, Bourgogne, França

Depois de St-Leger-Sous-Beuvray, seguimos pelas vilas de Glux-en-Glenne, St-Leger-de-Fougeret e Château-Chinon, onde paramos para almoçar. Foi nesta pequena vila, no Departamento de Nièvre, que o ex-presidente francês, François Miterrand, começou sua carreira política como prefeito de Château-Chinon, em 1959.

Embora não tenha nascido na região, ele teria dito que considera Nièvre o “seu país” e, dizem os moradores, é lá que ele passa boa parte do ano. “La Nièvre est le pays de ma vie”(François Miterrand).

Château-Chinon(Ville), Bourgogne, FrançaChâteau-Chinon(Ville), Bourgogne, França

Depois da pausa para o almoço, visitamos a região de Mhère e o Lago de Pannecière.  De lá voltamos até Château-Chinon e seguimos em direção a Autun, passando pelas vilas de Roussilon-en-Morvan e La-Celle-en-Morvan.

Parque Morvan, Bourgogne, FrançaParque Morvan, Bourgogne, França

Parque Morvan, Bourgogne, França

Confesso que esperávamos mais do parque em função do que já conhecemos na França. Segundo os moradores, o outono é a época mais bacana para visitar o Parque. E deve ser mesmo, pois o tom amarelado das folhas deve dar um colorido especial às florestas e deixar o local bem mais bonito.

Não classificaríamos o Parque Morvan como um dos mais belos do País mas, a região como um todo é bem bacana, e algumas vilas merecem a visita, caso você esteja passando pela região.

Parque Morvan, Bourgogne, França

INFORMAÇÕES GERAIS (Localização, horários, preços, etc)Linha_Subtitulo

– Onde fica?

O Parque Natural Regional de Morvan está situado há 230Km de Paris e ocupa parte dos Departamento de Nièvre, Saône et Loire, Yonne e Côte d’Or. São ao todo 117 municípios e 6 vilas parceiras.

Onde está localizado o Parque Morvan

– Como chegar?

De trem: pode-se chegar à região por meio da TGV. Os trens partem de Paris (Gare du Lyon). Uma opção é ir até a estação de Montbard. De lá, é possível seguir de ônibus até Avallon ou Saulieu. A outra opção é ir até a estação de Autun e parar nas cidades de Avallon, Sincey les Rouvray e Saulieu.

De carro: o acesso é feito pela Autoestrada A6, saída Avallon ou Bierre les Semur.

– Informações geográficas:

Altitude média: 550m
Ponto Culminante: 901m (Haut Folin)
Superfície: 281.400 hectares
População: 71.885 habitantes
Fauna Protegida: 247 espécies
Flora Protegida: 67 espécies

POSTS RELACIONADOSLinha_Subtitulo

Sixt Fer à Cheval: uma espécie de ‘Jurassic Park’ na França