Parque Gülane | Istambul | Turquia

Parque_Gulhane_Istambul

Hoje me deu vontade de falar sobre um dos lugares mais lindos que já visitei nas minhas andanças por aí, o Parque Gülhane, em Istambul. Depois de uma experiência mal sucedida com uma visita guiada no primeiro dia em Istambul (falarei sobre isso em outro post), eu decidi caminhar sozinha pelas ruas da cidade que, ao contrário do que haviam me dito, é bem tranquila.

Eu não tinha muito tempo pois nosso vôo era no final da tarde, então saí bem cedo do hotel e caminhei até o Mercado de Especiarias. De lá segui em direção à Hagia Sophia ou Basílica de Santa Sofia, uma das mais famosas de Istambul. Sempre com o meu mapinha na mão, claro!

No meio do caminho deparei-me com uma muralha enorme. Eram os muros do Palácio de Topkapi, construído logo após a conquista de Constantinopla, em 1453. Centro administrativo, educacional e cultural do Império por quase 400 anos, desde Mehmed (o Conquistador) até o Sultão Abdulmecid, o Palácio foi residência oficial de inúmeros sultãos por mais de três séculos.

Muralha do Parque Gülhane, vista da rua

Muralha do Parque Gülhane, vista da rua

A entrada do Palácio fica ao lado da entrada do Parque Gülane

A entrada do Palácio fica ao lado da entrada do Parque Gülane

Infelizmente eu não teria tempo de visitar o Palácio como eu gosto, com calma e apreciando os detalhes, então deixei para uma próxima visita à cidade. Mas, se você for a Istambul, inclua-o no roteiro, acredito que a visita seja bem interessante. O palácio foi transformado em um museu onde são expostos vários tesouros e relíquias sagradas do Islã.

E foi em busca do palácio que cheguei ao Parque Gülane, uma área enorme, muito bem cuidada e repleta de flores por todos os lados. Cheguei ao parque meio por acaso mas me encantei tanto pelos canteiros de Tulipas, distribuídas das mais diferentes formas, que fiquei um tempão por lá.

O Parque Gülane era o “jardim externo” e privativo do Palácio Topkapi. Somente os sultãos, seu harém e seus convidados que tinham acesso ao local. Depois ele foi aberto ao público e, em dias ensolarados, o parque é refúgio dos moradores de Istambul, que aproveitam o local para fazer pique-nique, relaxar e aproveitar o belo visual.

Parque_Gulhane_Istambul_03

Parque_Gulhane_Istambul_07

Parque_Gulhane_Istambul_05Parque_Gulhane_Istambul_11Parque_Gulhane_Istambul_06

Parque_Gulhane_Istambul_04

Para completar o passeio, da parte mais alta do Parque Gülane, o visitante se depara com uma das vistas mais bonitas da cidade de Istambul, Lá de cima é possível ter uma visão panorâmica do Mar de Marmara, das pontes e do lado da cidade pertencente à Ásia.

Vista panorâmica de Istambul

Vista panorâmica de Istambul

Acredito que as fotos dizem tudo sobre esse lugar! Sem dúvida alguma, um dos jardins mais bonitos que já visitei. Se você for a Istambul, reserve pelo menos uma hora do seu dia para caminhar em meio às tulipas, tremoços-de-jardim (bluebonnet), rosas e vários outros tipos de flores. Tenho certeza que será um dia inesquecível!

No nosso álbum tem outras fotos belíssimas, não deixe de dar uma olhadinha!

Parque_Gulhane_Istambul_08

Parque_Gulhane_Istambul_08