Palácio de Mafra e Jardim do Cerco: um belo passeio em Portugal!

Há alguns dias decidimos conhecer Mafra, que fica a 40Km de Lisboa, em Portugal. O que não esperávamos era que, justamente naquele dia, uma terça-feira qualquer do mês de Março, a cidade receberia uma visita ilustre e nós teríamos a oportunidade única de assistir a uma parada militar bem em frente ao Paço Real, o famoso Palácio de Mafra.

Pois é, a nobre visita era nada mais, nada menos, do que o recém empossado Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. E o que seria um dia de turismo como outro qualquer, transformou-se em uma espécie de desfile militar, muito interessante, por sinal. A visita ao Palácio, porém, teve que ser adiada para outro dia.

Palácio de Mafra - Portugal

Nossa primeira visita ao Palácio de Mafra e a cerimônia militar!

Nos aproximamos de Mafra logo depois das 10h da manhã e, logo de cara, estranhamos a quantidade de policiais pelo caminho. Na última rotatória, antes de entramos propriamente na cidade, alguns policiais desviavam o trânsito. Como dali já dava para visualizar o Palácio, decidimos estacionar e caminhar até lá, cerca de 600m.

“D. João V, o “Rei Magnânimo” (1689-1750), mandou construir um Palácio-Convento na Vila de Mafra em cumprimento da promessa que fez, caso a Rainha lhe desse descendência. Este grandioso monumento, construído numa época de grande prosperidade real, em resultado da exploração de ouro e diamantes do Brasil, constitui uma obra-prima do Barroco Português.”(Tapadadmafra.pt)

No caminho, perguntei o que estava acontecendo a uma das pessoas que, como nós, caminhava em direção ao Palácio de Mafra, e ela me explicou que era Presidente da República que estava chegando para visitar a cidade.

Em frente ao Paço Real, havia um palanque, vários pelotões e um grande número de moradores à espera do nobre visitante. A cerimônia militar, que contou com a presença de inúmeras entidades civis e militares, era para que as Forças Armadas portugueses recebessem o seu Comandante Supremo, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Palácio de Mafra - Portugal

Palácio de Mafra - Portugal

Palácio de Mafra - Portugal

Palácio de Mafra - Portugal

Palácio de Mafra - Portugal

Nós ficamos por lá alguns minutos, apreciando a movimentação e, logo depois que o Presidente chegou, continuamos nosso passeio pela cidade.

Jardim do Cerco

Como não poderíamos entrar para conhecer o Palácio de Mafra, aproveitamos para caminhar e apreciar o Jardim do Cerco, que fica bem ao lado do Paço Real.

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Construído por D. João V em 1718 e inspirado no Jardim de Versalhes, o Jardim do Cerco tem um traçado tipicamente barroco e separa a “vastidão murada da Tapada Real e a monumentalidade do Palácio Nacional de Mafra”  (http://www.cm-mafra.pt/pt/turismo/jardim-do-cerco)

Com uma área de 8 hectares, o parque vale a visita, especialmente na primavera onde, imagino, deve estar bem florido e ainda mais bonito. Segundo o Guiadacidade.pt, ele é dividido em duas partes: o Jardim Botânico, de preocupação estética, e o Bosque, de caráter mais paisagístico.

Logo na entrada, um corredor comprido – cercado por árvores e um belo gramado – te leva a um chafariz, um moinho d’água centenário, ainda em funcionamento, e um enorme canteiro de flores.

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Continuamos a caminhar e nos deparamos com uma verdadeira floresta dentro do parque, uma área verde muito densa, com bancos e algumas mesas de picnic para os visitantes repousarem e se divertirem.

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Jardim do Cerco - Mafra - Portugal

Depois de visitar o Jardim do Cerco, voltamos ao Palácio e ainda assistimos parte do desfile militar, antes de seguir para nosso próximo destino do dia, a bela cidade praiana de Ericeira. Mas sobre isto vou falar em outro post! 😉

Como chegar a Mafra?

De carro: Siga pela A8 (norte) e depois a A21, sentido Mafra e Ericeira. A rodovia possui pedágio mas é bem barato, dois ou três euros. E a viagem leva em torno de 35 minutos.

De ônibus (ou autocarro): A empresa de ônibus que faz o trajeto chama-se Mafrense e os ônibus partem da Estação  Campo Grande. Para chegar à estação você pode utilizar as linhas amarela ou verde do metrô. O ponto final do ônibus é em Ericeira, por isto a linha do ônibus é identificada por Ericeira (via Mafra). Há dois tipos de linha, a expressa, que demora 40 minutos, e a “pinga-pinga”, que leva 90 minutos até Mafra. O valor da passagem* é de €4.10 só ida, €7.20 ida-e-volta. O bilhete é comprado dentro do ônibus. Este valores podem sofrer alteração. Mais informações, consulte o site da empresa: www.mafrense.pt

Um dia na cidade é suficiente para ver tudo, por isto, sugerimos que você se hospede em Lisboa e faça um bate-e-volta. Para saber onde se hospedar em Lisboa, não deixe de dar uma olhadinha nas nossas dicas de hospedagem na Capital Portuguesa.

Se sobrar um tempinho, não deixe de conhecer a Tapada Nacional de Mafra, 1200 hectares de muito verde. Outro belo passeio na região de Mafra.