Mercado de Natal de Montreux: mais de 500 mil turistas todo ano!

Em novembro de 2014 fui conhecer o Mercado de Natal de Montreux (Marché de Noël) que, naquele ano completou 20 anos de existência. Eu já havia ouvido falar bastante deste evento mas não tinha tido a oportunidade de visitar nos anos anteriores. Realmente é bem bacana! Além das barraquinhas e do belo visual da cidade, a atmosfera de natal e de festa contagia a todos que por lá passam.

De 21 de Novembro a 24 de Dezembro, a capital do Jazz se transforma no mundo mágico do Papai Noel. São 150 chalés, decorados e iluminados, que encantam os quase 500 mil turistas que visitam o mercado de natal de Montreux todos os anos, vindos das mais variadas partes do mundo.

Confira as atrações do mercado de natal de Montreux

Vista das barracas que ficam na calçada

 

Apesar de estarmos no inverno, o dia amanheceu lindo e ensolarado. Embarcamos no trem das 13:42h rumo a Montreux. Desta vez fomos com um amigo francês, o Laurent. Ao sair da estação já é possível ver uma placa indicando o caminho a seguir. Dois minutos de caminhada e visualizamos as barraquinhas, às margens do Lago Léman. O visual de Montreux, como sempre, belíssimo.

Marlise na entrada do Mercado de Natal de Montreux

Vista de várias barracas

Vista das barracas que ficam na calçada

Nas barracas encontra-se de tudo: enfeites de natal, roupas de frio, artesanato, comidas típicas, vinho quente, castanha, enfim, tudo aquilo que se pode comprar para presentear alguém. Os preços, claro, não são lá muito baratos, afinal, você está na Suíça, mas sempre dá para levar alguma lembrancinha para casa.

Mas também há coisas inusitadas, como pessoas caminhando pelo mercado de natal de Montreux com uma plaquinha escrito “Hugs Free” de um lado e “Câlin gratuit  ” do outro. Isso mesmo, eles estavam lá para te dar um abraço. E adivinhem, lá fui eu ganhar um abraço. Pena que a foto saiu sem foco, mas tá valendo.

Homem com placa oferecendo abraço aos visitantes do mercado

Uma das pessoas com a plaquinha “Hugs Free”

Pena que a foto saiu sem foco

Pena que a foto saiu sem foco

Eu e um dos garotos que estavam distribuindo abraços

Eu e um dos garotos que estavam distribuindo abraços

No meio do Mercado existe uma parte coberta. Além da iluminação e dos enfeites, uma casinha diferente chama a atenção. Ela é cercada por pequenas árvores de natal repletas de papelzinho pendurado. Não há quem não chegue perto para dar uma espiada. É a Casa dos Desejos ou La Maison des Voeux, um cantinho reservado para as pessoas escreverem seus desejos. Em uma mesa, há papel, caneta, e uma fita para que cada um escreva e pendure o que mais deseja neste Natal.

mercado-de-natal-de-montreux

A iluminação dentro da parte coberta do Mercado de Natal de Montreux é bem bonita

Barraca com várias árvores de natal cheias de bilhetes pendurados

A Casa dos Desejos chama a atenção de quem passa

Homem com placa oferecendo abraço aos visitantes do mercado

Todos querem deixar seus desejos….

Mulher com crianças escrevendo bilhete para papai noel

… inclusive as crianças

Vista das barracas que ficam na calçada

A diversidade de idiomas na árvores mostra que os turistas são de todos os cantos do mundo

Em uma outra barraca, um artesão utilizava seu instrumento de trabalho e moldava suas peças ao vivo, de acordo com o gosto do cliente. E na barraca de castanhas, dois alegres rapazes manipulavam vasilhas de ferro e carvão para torrar as castanhas como se fazia antigamente, e vendê-las quentinhas aos visitantes.

 

Artesão moldando uma peça para vender

Artesão moldando uma peça para vender

Castanha torrada na hora em panelas de ferro

Castanha torrada na hora em panelas de ferro

Além desses, muitos outros chalés, cada um com a sua particularidade e seu charme, fazem do mercado de natal de Montreux um passeio divertido e gostoso de se fazer com a família, com as crianças, com os amigos, ou até mesmo sozinho.

Barraca

Marlise na entrada no Mercado

Uma das barracas do mercado

Barraca cheia de estrelas coloridas

Mas as atrações de Montreux nesta época do ano vão muito além do Mercado de Noel. Nós só visitamos o Mercado porque não podíamos ficar mais tempo por lá, mas os visitantes podem se divertar, também, na Casa do Papai Noel (La Maison du Veritable Père Noël) e a Fada Medieval (La Féerie Médiévale) no famoso Château de Chillon.

Nós caminhamos mais um pouco pela rivieira para aproveitar o belo dia de sol e voltamos para Genebra com a certeza de que o passeio vale a pena e deve ser feito por todos aqueles que tiverem a oportunidade. Nós recomendamos!

Mulher com crianças escrevendo bilhete para papai noel

Bela foto do sol no Lago Léman

Informações gerais sobre o mercado de natal de Montreux

– Endereço:

  • Place du Marché, quai, Grand-Rue

– Período:

  • final de novembro a 24 de Dezembro

– Horário:

  • Segunda a quinta – das 11h às 20h
  • Sexta: das 11h às 22h
  • Sábado: das 10h às 22h
  • Domingo: das 10h às 20h

– Como chegar:

  • carro, ônibus ou trem. O trem, com certeza é a opção mais cômoda. Para quem vai de carro, há o problema do estacionamento, que não é muito fácil por lá.

– Quanto custa:

  • A partir de Genebra, de trem, 30francos (ida e volta). Mas há uma promoção da CFF que oferece 30% de desconto.

Não deixe de dar uma olhadinha no nosso album de fotos do Mercado, está lindo!