Le Semnoz: montanha com um visual incrível em Haute-Savoie, na França!

Aproveitamos o primeiro domingo de 2016 para explorar um pouco mais a região de Annecy, na França. Como o clima anda bem chato em Genebra, decidimos subir a montanha (literalmente) para ver se encontrávamos um pouco de sol. E lá fomos nós para o Le Semnoz, no departamento de Haute-Savoie.

Há muito tempo não fazia um inverno tão quente na Suíça. Segundo informações divulgadas pela mídia, as temperaturas de Dezembro de 2015 foram as mais quentes dos últimos 150 anos! Mas, em Janeiro, a neve finalmente resolver aparecer e nós estávamos loucos para curtir um pouquinho deste espetáculo!

Paísagem de neve (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Saímos de Genebra com o tempo bem nublado e como não estávamos com pressa, decidimos seguir pela estrada sem pedágio.

Sim, isto é uma curiosidade das rodovias francesas com pedágio. Na maioria dos casos há uma estrada alternativa, onde não se paga pedágio. Claro que, nem sempre esta estrada “vicinal” é tão rápida quanto a péage autoroute.

Depois de passar pela bela cidade de Annecy, conhecida como a Veneza dos Alpes, seguimos em direção à vila de Leschaux.  Depois de algum tempo às margens do Lago de Annecy, viramos à direita. A placa indicava Leschaux (12Km) e Colina de Leschaux.

Aos poucos, a estrada  começou a ficar cheia de curvas e as montanhas pareciam cada vez mais próximas. Por incrível que pareça, em pleno janeiro, ainda foi possível ver folhas amareladas à beira do caminho, como se estivéssemos em pleno outono.

Estrada com folhas amareladas (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Depois que passamos pela vila de Leschaux, começaram os sinais indicando o caminho (Le Semonz /Crêt de Châttilon) e a neve finalmente começou a cobrir as folhas amarelas.  O tempo foi melhorando e o sol ameaçou aparecer. Por alguns minutos acreditei que teríamos um belo dia de sol no Plateau.

Estrada com neve (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Estrada com neve (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Estrada com neve (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Com o dia mais claro pudemos apreciar a paisagem do caminho que é muito linda. Mas, infelizmente minha alegria durou pouco e logo que chegamos a nosso destino, o Restaurante Les Rochers Blanc, o sol sumiu rapidinho. Mesmo assim deu para apreciar um pouco da paisagem.

Paisagem com neve e árvores (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Paisagem com neve e árvores (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Paisagem com neve e árvores (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Pessoas caminhando na neve (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)

Fachada do restaurante (Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França)
Le Semnoz – situada entre as vilas de Annecy e Allèves (cluse de Banges) –  é considerada uma montanha de altitude mediana (1.699m). Com 16km de comprimento, Le Semnoz faz parte do Massif des Bauges e sua formação calcária é típica da região do Jura.

O visual do Plateau é fantástico! Em dias ensolarados, dizem que é possível ter uma visão panorâmica de 360º das montanhas de Aravis, e Bauges e até mesmo o Massif du Mont-Blanc.

A montanha é freqüentada por turistas durante o ano todo. No verão, para a prática da caminhada e outros esportes como o cliclismo; e durante o inverno, para a prática do snowshoes e do cross-country skiing.

Uma outra curiosidade é que a montanha faz parte do percurso do Tour de France, a competição de ciclismo mais famosa da França.

Vista do Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França

Vista do Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França

Vista do Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França

Vista do Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França

Vista do Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França

Marlise no Plateau Le Semnoz / Haute Savoie / França

Depois de apreciar um pouco a beleza do lugar, decidimos almoçar. Para esquentar um pouquinho, escolhemos uma das comidas típicas da França, o tartiflete, feito de batata cozida com bacon e um queijo chamado reblochon. Hummm…. delicioso (mas pesado)!

Tartiflete com salada (Comida típica da região)

Apesar do tempo não ter ajudado muito, o passeio valeu a pena, aconselhamos para quem quer sair da rotina em um dia de domingo! Se preferir, gaste alguns minutinhos na cidade de Annecy e passeio pelo Marché, que acontece todos os domingos no centro histórico da cidade.

Como chegar à montanha Le Semnoz?

Há duas formas para se chegar ao Plateau Le Semnoz, com custo zero ou pagando pedágio.

Se você optar pela estrada sem pedágio, a viagem dura cerca de uma hora e 30 minutos. Basta seguir pela Route d’Annecy até a Route de Collonges (D1206) em Archamps. Depois siga a D18 e D1201 para Avenue de Brogny, em Annecy. Continue pela Avenue de Brogny por 3.2Km. Na rotatória pegue a primeira saída em direção à Avenue du Tresum (D41). Em 400m vire à direita no Boulevard de la Corniche e continue pela D41 até o Plateau.

Se preferir uma viagem mais rápida, opte pela estrada A41. O percurso de Genebra até o Plateau leva 55 minutos. Neste caso, você deverá gastar cerca de 20 euros no pedágio (ida e volta).Siga pela A41 por 15.1Km, até encontrar uma saída em direção a Seynod-Sud. Saía da A41 e, na rotatória, siga pela Route de Genévriers (D5). Continue em direção à D241 (Chemin des Creuses) e, depois pela D41 por cerca de 7Km.

As orientações podem ser encontradas no GoogleMaps.

No vídeo abaixo, você pode ver um pouquinho da estrada e do visual lindo do Le Somnez. 😉