Um belo domingo de sol pelos vinhedos de Lavaux…

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)Finalmente o inverno resolveu dar uma trégua e nós decidimos fazer a nossa primeira trilha de 2014 nos arredores de Genebra. O lugar escolhido para curtir o belo domingo de sol foi a região de Lavaux, próximo a Montreux, mesmo sabendo que não seria a melhor época para apreciar o visual das plantações de uva.

Estávamos no segundo domingo de março e, como imaginávamos, as parreiras ainda muito pequenas.  Acredito que os meses de Setembro e Outubro são a melhor época para fazer a trilha e apreciar toda a beleza das parreiras.

De Genebra a Cully…

David e eu embarcamos na Estação Cornavain, em Genebra, às 11h15. A viagem até a cidade de Lausanne tem a duração de meia hora. Chegando a Lausanne tivemos que fazer uma baldeação para outro trem (local) em direção a um vilarejo chamado Cully.

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)

Na Suíça é assim, existem os trens regionais, que fazem a interligação entre as cidades maiores (Genebra, Zürich, Montreux, Berna, etc) e tem os trens locais, que fazem a ligação entre as cidades menores. De Lausanne à estação de Cully são apenas 10 minutos.

Como o David já havia feito esse passeio anteriormente, ele achou que se lembraria do caminho mas (como sempre) isso não aconteceu (rs). Na verdade o caminho era muito fácil, bastava seguir uma trilha à beira do lago. Porém, nós seguimos a avenida principal da cidade por uns 5 minutos e descobrimos que ela não tinha saída.

Resolvemos, então, pedir informação a uma simpática senhora austríaca que nos mostrou que bastava caminhar alguns metros e encontraríamos um viaduto que nos levaria aos vinhedos. E, assim, finalmente começamos nossa aventura do dia.

Pelos vinhedos de Lavaux!

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)

No início da trilha haviam poucas pessoas mas, aos poucos, e à medida que a temperatura ia subindo, o movimento ia aumentando.

De um lado o lago e as montanhas, do outro as encostas totalmente tomadas pelas plantações de uva. Apesar de não estar um dia muito ensolarado, a paisagem surpreendia a todo instante.

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)

A ideia inicial era caminhar até a cidade de Vevey, aproximadamente 10Km, com uma parada para almoçar em algum restaurante na cidade de Saint-Saphorin (km 6,3). A trilha é relativamente fácil, boa parte do percurso é plano e as poucas inclinações podem ser vencidas  por qualquer pessoa que tenha um mínimo de preparo físico, não é nada que exija muito esforço.

Antes de chegarmos a San Saphorin, uma rápida passagem pela cidade de Epesses, onde há um mirante e algumas mesas para pique-nique. Paramos um pouco para tomar água e apreciar a vista do mirante e prosseguimos rumo a Rivaz, o próximo vilarejo.

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)

A esta altura já passava das 13h30 e começamos a nos preocupar com restaurante para almoçar pois nas pequenas cidades da Suíça e da França, a maioria dos restaurantes fecha as 14h. O único restaurante aberto já estava lotado. Então seguimos para Saint Saphorin, que estava a 1,5km de distância.

Chegamos a Saint-Saphorin às 14h e só encontramos um restaurante, que já estava fechado. Por sorte eu sempre carrego alguma coisa na mochila (salame, queijo, biscoito) e a solução foi exatamente esta, fazer um pic-nic improvisado com o que tínhamos. Subimos uma escadaria para poder chegar ao mirante da cidade e lá paramos para comer. O visual, sem dúvida, alguma era melhor do que qualquer restaurante.

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)

Depois de comer e descansar um pouco é hora de recomeçar, afinal, tínhamos mais alguns quilômetros pela frente e, depois, voltar os 10Km até a cidade de Cully. Depois de Saint-Saphorin, uma surpresa, uma cachoeira no meio dos vinhedos para completar a beleza do lugar.  Mais alguns metros e é hora de encher a garrafinha, afinal água é fundamental nesse tipo de passeio. Sim, você pode beber a água das “bicas” que encontrar pelo caminho, elas são, em geral, potáveis. Quando há alguma restrição, certamente você verá um aviso bem visível.

Finalmente chegamos a Vevey, a cidade suíça conhecida por abrigar a sede da Nestlé e por ter sido o lugar escolhido pelo ator Charles Chaplin para morar durante os seus últimos anos de vida.

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)

Primeira parte cumprida, é hora de voltar!! E, claro, escolhemos um caminho um pouco diferente para poder aproveitar melhor o passeio. Desta vez utilizamos a trilha mais próxima da rodovia por ser mais alta e exibir um visual um pouco diferente. Pelo caminho, adultos, crianças, ciclistas, todos em busca de exercício e lazer.

Chegamos à cidade de Cully, desta vez pelo caminho certo (às margens do lago), às 17h40. Apesar dos quase 20Km de caminhada em aproximadamente 5 horas, não estávamos muito cansados pois, como disse, o percurso da trilha em Lavaux não oferece grandes dificuldades. Mas, como ninguém é de ferro, decidimos sentar à beira do lago, tomar uma cervejinha e apreciar o entardecer, antes de voltar para casa.

Hike in Lavaux (Switzerland) / Trilha em Lavaux (Suíça)

Quer saber mais sobre esta bela região, não deixe de ler o artigo Lavaux: uma das maiores regiões vinícolas da Suíça.