Lagoa de Óbidos: uma bela escapadinha para quem vai a Óbidos!

Lagoa de Óbidos
Tivemos várias surpresas bacanas desde que começamos a desvendar Portugal mas, sem dúvida alguma, uma das nossas melhores descobertas do verão foi a bela Lagoa de Óbidos.

A Lagoa – que fica muito perto da já famosa vila de Óbidos – é sempre citada como um dos locais mais bonitos da costa ocidental do país. E pode acreditar, é mesmo!! Então, quando resolver fazer uma visita à cidade medieval, acrescente uma hora a mais e vá conhecer a Lagoa. Você não vai se arrepender.

O que mais me surpreendeu foi o tamanho da Lagoa e a cor da água, que é muito bonita. O único problema é que mesmo no verão a água é gelada, muito gelada mesmo. Pelo menos para nós, brasileiros, acostumados com água mais morna.

A estrutura oferecida na Lagoa é simples mas bem bacana. Você pode alugar cadeiras, guarda-sol, comer alguma coisa nos bares e restaurantes próximos ou, se preferir, simplesmente estender a sua toalha na areia e se divertir.

Agora, já aviso que para entrar na água você vai ter que um pouquinho de coragem.  😉

Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos

Sobre a Lagoa de Óbidos

Onde fica a Lagoa de Óbidos (Mapa)Como mencionei a Lagoa de Óbidos é muito grande. Na verdade, ela é considerada o sistema lagunar costeiro mais extenso da costa Portuguesa, com uma área total aproximada de 6.9Km2 e uma profundidade média de 2 (dois) metros*.

A Lagoa fica bem na divisa entre os Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos.

Dizem que a extensão da Lagoa era muito maior. Segundo os antigos moradores, ela chegava a banhar os muros do Castelo de Óbidos do lado Poente.

Se você gosta de esportes aquáticos, a Lagoa de Óbidos é o lugar ideal. Durante todo o ano é possível praticar atividades tais como Vela, Windsurf, Canoagem, Remo, Kiteboard, Jetski e Ski náutico, além do Stand Up Paddleboarding.

Se você prefere um passeio mais calmo, pode alugar um pedalinho – ou “gaivotas”, como são vulgarmente chamados lá na cidade de Foz do Arelho – e desfrutar da beleza da Lagoa.

Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos

Lagoa de Óbidos

Como chegar à Lagoa de Óbidos

De carro: A partir de Lisboa são aproximadamente 96Km. Siga pela Siga pela A8. Pegue a saída e continue pela N360. Siga pela Rua da Paz e depois pela Rua Eng. Luís de Paiva e Sousa, em Nadadouro. Em caso de dúvida, siga as direções para Foz do Arelho.

De transporte público: a Rodotejo oferece serviço de transporte de Lisboa até Óbidos. A viagem demora cerca de 1 hora e custa aproximadamente 8 euros. De lá, é possível pegar um táxi. Mas acredito que valha mais a pena alugar um carro em Lisboa.

Onde se hospedar?

Lagoa de Óbidos

Separamos esta lista de hotéis caso você resolva aproveitar melhor o passeio e dormir uma noite em um dos vilarejos próximos à Lagoa.

INATEL Foz do Arelho
 Apartamento Foz do Arelho
 Guest House da Lagoa
 Swimgold Villa
 Casa da Encosta
Jabeth’s Beach House
 Obidos Lagoon Wellness Villas
Casa na Lagoa de Óbidos

Sites e Artigos sobre a Lagoa de Óbidos na Web

Óbidos – Site oficial do Município de Óbidos

Lagoa de Óbidos – Aves de Portugal – Site com informação sobre observação de pássaros na região

Lagoa de Óbidos – Um paraíso em vias de desaparecimento

Lagoa de Óbidoshttp://meusroteiros.com/wp-admin/post.php?post=8076&action=edit

Outro passeio muito próximo à vila medieval de Óbidos é o Bacalhôa Buddha Eden, não deixe de visitar!