llha da Madeira: um dos mais belos e premiados destinos do Atlântico!

Não é à toa que a Ilha da Madeira foi eleita, pela terceira vez, o Melhor Destino Turístico Insular da Europa (Europe’s Leading Island Destination) ficando à frente de concorrentes de peso como as Canárias, a Sardenha e Malta. A exuberância do arquipélago e a excelência dos serviços oferecidos fazem jus ao prêmio organizado pela World Travel Awards.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Conhecida como “O Jardim Flutuante do Atlântico”, a ilha  possui inúmeros jardins e parques, todos muito bem cuidados, além de uma grande variedade de flores e árvores. É lá que fica um dos mais belos jardins do mundo, o Jardim Botânico da Madeira.

Se você é um viajante que gosta de tranquilidade, conforto, bons restaurantes, bons vinhos e um bela vista panorâmica para apreciar o pôr-do-sol, na Madeira você vai encontrar tudo isto e muito mais! Agora se você é daqueles que gosta de simplicidade, curte uma boa caminhada e ama se aventurar em meio à natureza, a Madeira é, certamente, o lugar ideal para você!

Não importa o seu estilo, a ilha certamente tem um cantinho especialmente reservado para você.

O arquipélago da Madeira – apesar de relativamente pequeno – está muito bem estruturado e oferece atrações para os mais diversos tipos de viajantes. As estradas, em geral, estão em ótimo estado e é possível circular tranquilamente e explorar até mesmo os pequenos vilarejos.

Na sua próxima visita à Portugal, não deixe de incluir este destino ao seu roteiro. Temos certeza que você não vai se arrepender. Quer saber por que? Dá uma olhadinha na lista abaixo:

  1. Natureza Exuberante: Além do mar, que proporciona vistas belíssimas aos visitantes, a Ilha também chama a atenção pela beleza das suas matas e da variedade de verde;
  2. Culinária: não, na Madeira você não vai comer bacalhau!! Lá você vai ter que experimentar a famosa espetada, o Bolo do Caco e a polenta frita. E, claro, tudo isto acompanhado pela Poncha, a bebida tradicional da Ilha;
  3. Fácil Acesso: o Arquipélago tem um aeroporto com vários voos diários, o que torna fácil o acesso, em especial, à Ilha da Madeira;
  4. Custo: visitar a Ilha é relativamente barato. Há muitas opções de hospedagem e muitos passeios gratuitos;
  5. Clima agradável: o clima da Ilha da Madeira é muito ameno. As temperaturas médias oscilam entre os 17° C, no inverno, e os 25° C, no verão. Além disto, devido à influência da corrente quente do Golfo do México, a temperatura da água do mar fica entre 18° C, no inverno, e os 22° C, no verão.

Neste artigo tentamos reunir as principais atrações do Arquipélago e algumas dicas úteis para quem deseja passar alguns dias e aproveitar ao máximo as belezas do lugar.

Sobre o Arquipélago da Madeira

Embora a Ilha da Madeira (740,7 km²) seja o destino mais conhecido dos turistas, o Arquipélago é composto, também, pela Ilha de Porto Santo (42,5 km²), pelas Ilhas Desertas (14,2 km²) e pelas Ilhas Selvagens (3,6 km²).
São ao todo oito ilhas mas somente a Ilha da Madeira e a Ilha de Porto Santo são habitadas e podem ser visitadas.

Mapa do Arquipélago da Madeira (Ilha da Madeira e Porto Santo)

Créditos da Imagem: http://wandelen.ronhoebe.com/Madeira/AndereFotos/GPS/Map2-groot.jpg

Ilha da Madeira

A Madeira é a maior ilha do arquipélago. Ela possui 57 km de comprimento e 22 km de largura, ou seja, é possível percorrer toda a ilha em um único dia. Mas é lógico que você não vai fazer isto, não é verdade? Afinal, algumas paisagens merecem ser apreciadas por mais tempo. O acesso é feito tanto pelo Aeroporto Internacional da Madeira quanto pelo porto.

A maior cidade da ilha é o Funchal, onde estão concentrados os maiores hotéis e restaurantes. É lá, também, que está localizado o porto onde chegam os navios de cruzeiros. Além do Funchal, há outras 4 cidades e alguns vilarejos na Ilha, divididos da seguinte forma:

  • Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Ponta do Sol e Calheta, na Costa Oeste;
  • Santa Cruz e Machico, na Costa Leste;
  • Porto Moniz, São Vicente e Santana, na Costa Norte;
  • e o Caniço.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Ilha de Porto Santo

Com uma extensão muito pequena – apenas 11,4km de comprimento e 6 Km de largura – a Ilha de Porto Santo atrai muitos visitantes não só pelas suas peculiaridades paisagísticas (paisagens primitivas) mas, sobretudo, pela qualidade terapêutica tanto da água do mar quanto da areia da praia.

Além de transparente e de uma coloração azul turquesa de rara beleza, a água do mar de Porto Santo é rica em cálcio, iodo e magnésio, elementos que ajudam a recompor a falta de sais minerais causados pelo stress e pela fadiga.

Já a areia da praia, além de fina e dourada, é composta por carbonato de cálcio, sob a forma de calcite, o que faz com que a mesma apresente propriedades térmicas terapêuticas.

Apesar de estar muito perto da Madeira – apenas 43Km a noroeste – Porto Santo apresenta caraterísticas bastante peculiares e diferentes da ilha vizinha, tais como:

  • Poucas elevações. O Pico do Facho, com aproximadamente 517m, é o ponto de maior altitude de Porto Santo. Já na Madeira encontramos alguns dois pontos mais altos de Portugal: o Pico Ruivo (1862 m), o Pico das Torres (1851 m) e o Pico do Areeiro (1818 m);
  • Enquanto em Porto Santo, o clima é seco e estável, na Madeira o clima apresenta uma umidade moderada;
  • O solo em Porto Santo é arenoso e pobre em nutrientes enquanto na Madeira é mais rico e produtivo.
  • A ilha de Porto Santo possui uma praia com 9Km de extensão e uma areia fina e dourada. Já na Madeira não existem praias extensas. Todas são pequenas e em geral, com areia mais escura do que em Porto Santo.

Como você pode ver, as duas ilhas, apesar de muito perto uma da outra, possuem características bem distintas. Mas, cada uma com suas peculiaridades, são destinos que merecem uma visita.

O que fazer na Ilha da Madeira

Seja na terra, no mar ou no ar, o que não falta são opções de lazer e diversão na Ilha da Madeira. Reunimos aqui, alguns dos passeios que você não pode deixar de fazer durante os dias em que passar por lá.

Alugue um carro e explore a Ilha

A Ilha é relativamente pequena e por isto é possível percorrê-la praticamente em um dia. Alugue um carro, pegue um mapa e explore-a sem se preocupar com o tempo. Não tem mistério algum. Se o mapa não ajudar, simplesmente encoste em algum lugar e peça informação aos moradores. Você vai se surpreender com as vistas deslumbrantes que com certeza irá encontrar pelo caminho.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Agora se você prefere não ter que se preocupar em dirigir, pode contratar uma das agências de viagem da cidade ou optar pelos passeios nos ônibus turísticos disponíveis na Ilha.

Deixe a preguiça de lado e aventure-se pelas Levadas e pelas trilhas

A natureza sem dúvida foi muito generosa com a Ilha da Madeira e o homem não ficou atrás, construindo caminhos incríveis que nos ajudam a contemplá-la. Não desperdice a oportunidade de percorrer uma das inúmeras levadas da Ilha, sem dúvida um dos passeios mais tradicionais e imperdíveis da Madeira.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Levada é o nome dados aos canais de irrigação que contornam os vales e as montanhas. São mais de 200 lavadas espalhadas pelas áreas protegidas da Ilha, dentre elas o Parque Natural da Madeira e o Parque Ecológico do Funchal.

As trilhas seguem os canais e, em geral, proporcionam vistas belíssimas. Em algumas e necessário atravessar pequenas cavernas, por isto é importante estar bem preparado. Outras levam o visitante a belas cachoeiras.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Além das levadas, há outras trilhas à beira-mar que você precisa fazer. Uma das mais belas é a Ponta de São Lourenço. O visual é belíssimo! Mas vá até o final e suba os inúmeros degraus que te levam a um mirante de onde é possível visualizar a ponta da ilha. Mesmo que você não esteja acostumado com trilhas, vai ter o sacrifício recompensado com a bela paisagem.

Encante-se com a beleza das plantas dos parques e jardins

A lista de Jardins e Parques da Ilha da Madeira é extensa. Mas eu recomendo três jardins, em especial:

  • o Jardim Botânico da Madeira é belíssimo e é um dos passeios que você não pode deixar de fazer. Além de inúmeras plantas características da Ilha, ainda é possível ter uma vista panorâmica muito bonita do Funchal;
  • o Parque de Santa Catarina, bem no centro de Funchal e com uma vista belíssima para a marina;
  •  a Quinta da Vigia, ao lado do Jardim de Santa Catarina. A Quinta é a residência oficial do Presidente do Governo Regional. No jardim, você encontra árvores de grande porte, palmeiras, flores e diversas espécies de plantas. Lá há também algumas aves exóticas.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Experimente os diferentes sabores da Ilha

Não deixe de visitar o Mercado dos Lavradores, no Funchal, e encante-se com a variedade de frutas, verduras, flores e produtos típicos da gastronomia madeirense que você vai encontrar por lá.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)
O mercado é uma mescla de tudo que há na região, desde o Bolo do Caco, a Poncha, a sopa de trigo, os doces cristalizados e o curioso maracujá banana.

Não esqueça, também, de sentar-se em um belo restaurante e experimentar a famosa Espetada, o prato típico da Ilha que, na verdade, lembra muito o nosso espetinho. E se você gosta de frutos do mar, não saia da Ilha sem provar outra delícia da culinária da Madeira, Lapas Grelhadas.

Caco's Bread (Typical bread of Madeira Island / Bolo de Caco (Pão típico da Ilha da Madeira)

Grilhed Limpets (Madeira Island) / Lapas (Ilha da Madeira)

Conheça a história do filho famoso da Ilha da Madeira

Para quem ainda não sabe, Cristiano Ronaldo, o jogador mais famoso do futebol português atualmente, é madeirense. E na ilha há um espaço dedicado exclusivamente ao craque. É o Museu CR7.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Inaugurado em 2013, o Museu conta a história do jogador e exibe os mais de 100 troféus recebidos por Cristiano Ronaldo, entre eles as duas Bolas de Ouro (2008 e 2013) e as duas Botas de Ouro (2007/08 e 2010/11). Se você gosta de futebol, vale a pena conferir.

Na Ilha há ainda vários outros museus. Se este é o tipo de programa que você gosta, confira a relação completa neste link.

Onde se hospedar na Ilha da Madeira

A questão da hospedagem é item muito particular e depende do bolso e do gosto de cada um. Como já mencionamos, a rede hoteleira da Ilha da Madeira tem sido reconhecida como uma das melhores do mundo e, por isto, há hotéis para todos os gostos. Eu, por exemplo, quando visitei a Ilha, escolhi o hotel em função da localização. Optei por uma hospedagem mais simples, mas em um lugar calmo e com um belo visual.

Para facilitar a sua busca pela hospedagem ideal, de acordo com as suas preferências, selecionamos alguns hotéis de acordo com a localização e estilo.

Funchal Área central da cidade do Funchal, cercado de restaurantes e acesso à marina do Funchal
The Wine Lodges
Arriaga Apartment
Canavial Terrace (ótimo custoxbenefício)
 Pestana CR7 (parceria entre o ídolo português Cristiano Ronaldo e a Rede Pestana)
Quinta da Penha de Franca
Arredores de Funchal Praias próximas a Funchal, com vistas deslumbrantes. Hotéis estilo Resort.
Belmond Reid’s Palace
The Cliff Bay – PortoBay
The Residence Porto Mare – PortoBay
Porto da Cruz Para quem gosta de um lugar mais simples e tranquilo em um pequeno vilarejo
Hotel Vila Bela (nos hospedamos neste hotel, simples mas com uma vista linda)
Sea Breeze Studios
Quinta da Vila
Porto Moniz Longe de Funchal mas em um local muito bonito
Aqua Natura Madeira
Ponta do Sol Localização privilegiada para conhecer o lado leste da Ilha
Estalagem da Ponta do Sol
Apartment Villa Sol II

Sites e Artigos Interessantes sobre a Ilha da Madeira na Web

Madeira Island – Site oficial da Direção Regional do Turismo da Ilha da Madeira

Explore Madeira – Site com várias atividades que você pode fazer na Ilha.

A Ilha da Madeira, em Portugal, é a Terrinha perdida no meio do Atlântico.

Noronha Portuguesa, o essencial.

28 lugares a não perder na Ilha da Madeira.

25 atividades e lugares a visitar durante uma viagem à Madeira

Dicas da Ilha da Madeira.

O que fazer na Ilha da Madeira: roteiro de cidades.

Nossas Dicas

1. Se você tiver 4 ou 5 dias, uma dica é hospedar-se em pontos diferentes da Ilha, assim poderá explorá-la melhor;

2. Mesmo que você não seja adepto a caminhadas, tente aventurar-se pelo menos alguns poucos quilômetros na trilha da Ponta de São Lourenço, o ponto mais oriental da Ilha. Vai valer a pena o sacrifício;

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

3. Outro passeio que também vale a pena para quem não está acostumado com caminhadas é fazer o trecho do Pico das Pedras até Queimadas. São apenas 2Km, o caminho é plano, repleto de árvores e durante todo o trajeto, você pode ouvir o barulho da água correndo pelas levadas.

Fotos da Ilha da Madeira (Portugal)

Ficou com vontade de conhecer este pedacinho do paraíso no Oceano Atlântico? Que tal incluí-lo na sua próxima viagem a Portugal? Se quiser ajuda para fazer o seu roteiro, não exite em nos contactar pelo e-mail [email protected], teremos o maior prazer em ajuda-lo(a)!