Horário de Verão nos países da União Europeia (2017)!

Horário de Verão na Europa!Horário de verão na Europa? Exatamente!

Não é só o povo brasileiro que precisa ajustar os ponteiros do relógio durante o verão, os europeus também o fazem. Obviamente em épocas bastante diferentes, uma vez que as estações ocorrem em momentos diferentes nos dois continentes.

O Horário de Verão Europeu (European Summer Time – EST) começa sempre no último domingo do mês de março e termina no último domingo do mês de outubro. A razão da mudança é basicamente a mesma, economizar energia e otimizar ao máximo a iluminação solar.

Com a mudança, a diferença de horário entre os países da União Europeia e o Brasil fica da seguinte forma:

  • Reino Unido, Irlanda e Portugal ficam 4 horas à frente do horário oficial brasileiro;
  • Espanha, Áustria, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Itália, Luxemburgo, Malta, Polônia, Eslováquia, Eslovênia, Suécia e Holanda ficam com 5 horas a mais que Brasília.
  • Já Bulgária, Chipre, Estônia, Finlândia, Grécia, Letônia, Lituânia e Romênia ficam 6 horas a mais que a capital brasileira.

Veja no gráfico abaixo como fica a diferença de horário entre o Brasil e cidades como Paris, por exemplo, que se enquadram na primeira situação da lista acima.

HorarioEuropeuVerao

Em 2017, o horário de verão na União Europeia começará no domingo, 26 de março, quando os relógios serão adiantados em uma hora e terminará no último domingo de Outubro, 29, data em que os relógios serão atrasados em uma hora.

Uma curiosidade do horário de verão na Europa fica por conta do momento em que ocorre a alteração dos relógios. Em Paris, por exemplo, os relógios são alterados às 2h da manhã no início do horário de verão na Europa. Já no final do período, o horário deve ser alterado às 3h. Em Lisboa, a mudança ocorre mais cedo, à 1h da madrugada (no início) e às 2h (no final).