GENEBRA: aproveite a viagem para conhecer algumas vilas francesas

Genebra (Suíça) / Geneva (Switzerland)A cidade de Genebra está localizada exatamente na fronteira entre Suíça e França. Por isso, o acesso a algumas cidades do país vizinho é bastante fácil.

Existem inúmeros vilarejos franceses muito próximos a Genebra, todos muito charmosos, mas alguns se destacam por alguma característica particular e chamam mais a atenção dos visitantes. Chamonix, por exemplo, além da vista espetacular do Mont-Blanc, é muito conhecida, também, por oferecer diversas atividades esportivas, seja no inverno ou no verão.

Outro ponto turístico que merece uma visita é o Mont-Salève, há apenas alguns minutos da Aduana Francesa.

Chamonix Mont-Blanc

Sabe aquele lugar que você pode visitar a qualquer época do ano e sempre vai achar lindo? Pois é, assim é o pequeno vilarejo de Chamonix Mont-Blanc ou simplesmente Chamonix, como é mais conhecido.

Chamonix Mont-Blanc (França) / Chamonix Mont-Blancanc (France)

Chamonix Mont-Blanc (França) / Chamonix Mont-Blancanc (France)

Localizada nos Alpes Franceses, Chamonix é a capital mundial de atividades ao ar livre (Alpinismo, caminhadas, paraquedismo, etc) e está localizada a apenas 88km de Genebra.  Uma viagem que vale a pena a qualquer tempo, a cada estação do ano um lugar diferente, cheio de encantos, e sempre com a visão deslumbrante do gigante, o Massif du Mont Blanc (Maciço do Monte Branco).

Chamonix_MontBlanc (88km de Genebra)

Fonte: http://www.compagniedumontblanc.co.uk/en/site-overview/aiguille-du-midi

O centro da cidade é repleto de lojas e restaurantes, além de um pequeno rio que deixa o lugar ainda mais belo. Fora do centro, Chamonix tem duas grandes atrações: o L´Aiguille du Midi e o Mer de Glace.

A visita ao Aiguille du Midi é feita por meio de um bondinho que, em 20 minutos, sobe mais de 2700m e oferece um visão panorâmica incrível da região.

Já para conhecer o maior glacial francês, o Mer de Glace (1913m), a viagem é feita de trem e também tem a duração de 20 minutos.

Como chegar a Chamonix Mont-Blanc a partir de Genebra?

  • De carro: Siga pela Autoroute Blanche (A40) até ver sinais indicando a cidade;
  • De transporte público: Os ônibus partem da Gare Routiere,A viagem dura aproximadamente 1h30. Não é aconselhável ir de trem porque a viagem é muito longa;
  • Outra forma é contratar os serviços de transportes que partem do Aeroporto de Genebra.

No artigo Chamonix Mont-Blanc: a capital mundial de atividades ao ar livre é linda em qualquer estação! você encontra informações detalhadas sobre a cidade de Chamonix Mont-Blanc.

Annecy

Annecy é uma pequena cidade francesa localizada a apenas 47Km de Genebra. A cidade é famosa pela paisagem e pela qualidade da água do lago que, graças aos esforços de proteção, é considerado o mais puro da Europa.

As águas claras e puras do Lago de Annecy correm em direção aos canais de flores que percorrem o centro histórico da cidade. Por isso Annecy é chamada de a “Veneza dos Alpes”.

Annecy (França) / Annecy (France)

Annecy (França) / Annecy (France)

A cidade oferece várias atividades culturais (museus, castelos, exposições), além do passeio de barco pelo lago. Aos domingos pela manhã há um mercado de frutas, verduras e artigos típicos que é bem interessante.

As barracas ficam espalhadas no centro histórico e é possível experimentar e comprar várias iguarias deliciosas.

Como chegar a Annecy a partir de Genebra?

  • De carro: Siga pela  A41 e depois pegue a saída ANNECY NORD
  • De transporte público: Os ônibus partem da Gare Routiere,A viagem dura aproximadamente 45minutos.

Yvoire

Yvoire é uma aldeia francesa medieval fortificada, muito pequenina mas repleta de história. Fundada em 1300, a vila – localizada na parte que o lago Léman fica mais estreito e se divide em “pequeno” e “grande” lago – foi um ponto estratégico militar muito importante pois ficava na rota entre Itália e França.

Invadida pelos Bernese (senhores de Berna), que destruíram o Castelo, a vila perdeu sua importância e passou anos sob completo abandono.

Depois de muitos anos Yvoire se refez tornando-se um destino turístico dos mais concorridos, não somente pelas construções, mas também pelas flores.

 

Yvoire (França) / Yvoire (France)

Quem chega de carro logo vê uma placa alertando “Cité Médiévali se visite à pied”, ou seja, dentro dos muros da cidade o turista só circula caminhando, nada de veículos.

Yvoire (França) / Yvoire (France)

Além da bela vista do lago com suas águas cristalinas, vários restaurantes e muitas, muitas flores, a antiga vila de pescadores preserva o imponente Castelo de Yvoire e o curioso Jardim dos Cinco Sentidos.

Yvoire (França) / Yvoire (France)

Yvoire (França) / Yvoire (France)

O acesso à cidade pode ser feito de carro, de ônibus ou de barco. O passeio de barco que parte de Genebra é uma boa opção. Como há outros locais de embarque/desembarque de passageiros durante o percurso, é possível  aproveitar para conhecer outros vilarejos da região .

Como chegar a Yvoire a partir de Genebra?

  • De carro: Siga a direção Thonon-Evian até Douvaine. Em Douvaine, pegue a D60 e siga a direção “Les bords du lac”. Em Messery, acesse a D25 em direção a Yvoire. Distância de 22km.;
  • De transporte público: O ônibus faz a linha para Thonon ou Douvaine e partem da Gare Routiere.
  • É possível chegar a Yvoire de barco. Aliás, é um belo passeio. Os barcos partem de dois pontos diferentes (Mont-blanc e Eaux-vives). Clique aqui para mais informações.

Mont-Salève

O Mont-Salève (ou Montanha do Salève) está tão próximo da divisa entre os dois países que, quando não se conhece muito bem a região, é normal pensar que ele faça parte da Suíça. Poderíamos dizer que o Salève, mesmo estando em território francês, é considerado um atrativo turistico de Genebra pois, assim como o Jato D’Eau, ele pode ser visto de vários pontos da cidade.

Montanha do Seleve (França) / Mont Salève (France)

O Salève é dividido em duas áreas: a mais baixa, o Petit-Salève (Pequeno Salève) com uma altura de 898m e o Grand-Salève (Grande Salève), com uma altura de 1375m.

Em um dia ensolarado a vista panorâmica do Salève é simplesmente fantástica. É possível visualizar toda a extensão da cidade de Genebra, as montanhas do Jura, boa parte do Lago Léman, os Alpes e, até mesmo, o Mont-Blanc.

A montanha é muito utilizada para a prática de esportes.  Há também alguns restaurantes na região.

Montanha do Seleve (França) / Mont Salève (France)

O Salève é, também, um privilegiado laboratório de observações nas áreas de geologia, botânica e palenteologia, sendo considerada uma das montanhas mais estudada do mundo.

A maneira mais fácil de chegar ao Salève é utilizando o teleférico. Mas também é possível subir a montanha de carro ou, se você gosta de aventura, caminhando. Mas só recorra à última opção ao se você tiver  algum preparo físico, o percurso não é muito fácil.

O teleferico não funciona nos meses de novembro e dezembro. De 01/05 a 30/09, ele funciona todos os dias, com partidas a cada 12minutos. A partir de 10/10, o teleférico opera somente de terça a domingo.

Caso decida fazer o passeio, não deixe de fazer a caminhada de vinte minutos desde a estação do teleférico até o local chamado de observatório, de onde é possível ter uma visão panorâmica  um pouco diferente da cidade.

Montanha do Seleve (França) / Mont Salève (France)

Como chegar ao Mont Salève a partir de Genebra?

  • De carro: Via D41A. O endereço é Route des 3 Lacs, Monnetier-Mornex, França.  Veja no mapa;
  • De transporte público: Pegue o ônibus número 8, em direção a Veyrier-Douane. Desça na última parada do ônibus, caminhe 50m, atravesse a fronteira e siga as placas que indicam o teleférico (Téléférique du Salève).