GENEBRA: As diferentes facetas da “Capital da Paz”

Imagine um lugar onde, em poucos minutos de caminhada, você pode se encantar com o verde dos parques, as águas cristalinas de um lago, as vitrines das grifes mais famosas do mundo, a arquitetura centenária dos prédios e casarões, as galerias de arte do Centro Histórico, a tranquilidade do campo ou a suntuosidade das montanhas e, ainda, deliciar-se com o melhor chocolate do mundo! Assim é Genebra ou La Ville de Genève, uma “pequena” vila europeia que se torna grande quando o assunto é economia ou relações internacionais.

Além da sede europeia da Organização das Nações Unidas e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Genebra abriga 65 instituições estrangeiras, das quais 40 têm sua sede neste cantão suíço.

Genebra: vista do lado e do Monte Selève

As opiniões sobre a segunda maior cidade da Suíça variam bastante. Há aqueles que a consideram cosmopolita, calma e charmosa; outros acham a vida muito corrida, estressante (não sei como nem quando), há os que acham a cidade chata e entediante e há, ainda, aqueles que acreditam que o principal atributo do lugar é sua localização, com acesso rápido e fácil às principais cidades europeias.

A única unanimidade entre moradores e turistas é o fato de que Genebra é uma cidade muito cara tanto para passear quanto para se viver.


Genebra: informações gerais

A Suíça é dividida em 23 cantões (cantons) – espécies de estados com autonomia político-econômica – subordinados ao Estado Federal Suíço, cuja capital é Berna. Cada um desses cantões subdivide-se em municípios (communes). Se você observar o mapa abaixo (azul) vai encontrar o Canton Genève (GE) no canto inferior esquerdo. Esse cantão é composto por 45 municípios, dentre eles a cidade de Genebra, que é a sua capital (mapa colorido logo abaixo).

Localização da Capital da Paz

Mapa de todos os cantões da Suíça

Mapa do cantão de Genebra

A palavra Genève tem origem no Latim e significa “Boca das Águas”, nome mais do que apropriado devido à localização geográfica da cidade. Circundada pelas montanhas do Jura (oeste e norte) e do Salève (sul e sudeste), Genebra está situada na ponta ocidental do Lago Léman (ou Lago de Genebra como é mais conhecido). As águas trasparentes do lago fluem em direção ao Rio Rhône, que poucos metros depois se une ao Rio Arve.

Genebra possui apenas 189.313 mil habitantes, o que corresponde à metade da população da cidade de Piracicaba no interior de São Paulo. Porém, a separação física com os municípios vizinhos (Pregny, Gd-Saconnex, Vernier, Lancy, Carouge, Veyrier, Cologny e Chêne-Bougerius) é tão imperceptível que muitas vezes não sabemos distinguir se estamos em Genebra ou na sua região metropolitana, o que acaba deixando a impressão de que ela é maior do que realmente é.

Genebra: vista da Montanha do Jura (França)

Genebra: vista da Montanha do Selève (França)

Idiomas e clima

A comunicação é uma questão à parte neste cantinho da Suíça, aqui ouve-se de tudo, a todo instante, seja no ônibus, no supermercado, na cafeteria ou na mesa do bar.  A língua oficial do Cantão de Genebra é o Francês mas a grande maioria das pessoas também fala o inglês.

O clima em Genebra é considerado agradável, com a temperatura media de 10 graus Celsius no inverno e 23 graus no verão.  Para muitos moradores, o mês de Novembro é a pior época do ano, pois o sol não costuma aparecer muito, os dias são nublados e a temperatura já está mais fria, mas ainda não o suficiente para permite a prática do ski.


Genebra e suas várias denominações

Genebra é conhecida como a “Cidade da Paz” (City of Peace pois é considerada, ao lado de Nova Iorque, o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional, abrigando a sede europeia da Organização das Nações Unidas (ONU), o quartel general da Cruz Vermelha e da UNESCO, além de mais de 190 organizações internacionais criadas com o intuito de promover a paz mundial.

A cidade também é conhecida como:

  • A menor metrópole (The smallest of the big cities), devido ao seu caráter multicultural e à qualidade de vida ;
  • Cidade da Arte e da Cultura: a cidade financia mais de 30 centros de arte, 11 museus e a rede de biblioteca municipal de Genebra;
  • Cidade Internacional: sede de inúmeras organizações internacionais e missões permanentes de mais de 160 países;
  • Cidade dos Parques: Genebra é uma das cidades mais verdes da Europa, 20% da cidade é coberta por áreas verdes.

Genebra: pessoas tomando sol na beira do rio

Genebra: onde ir e o que fazer?

Apesar de relativamente pequena, Genebra tem muitas atrações, especialmente parques e atividades ao ar livre. Para saber o que você pode fazer na cidade, dê uma olhadinha nestes dois artigos que preparamos para você.

Quando visitar Genebra?

A Suíça é linda em qualquer época do ano. Cada estação tem o dom de dar um aspecto especial para as vilas e cidades. Se o seu objetivo é ver neve e esquiar, obviamente o inverno é a melhor opção.

Mas no outono a cidade fica muito linda. Nos parques, os tons amarelo, alaranjado e vermelho dão um toque todo especial à cidade.

Agora, se você quer aproveitar as atrações do lago e do rio, sugiro uma viagem em Julho ou Agosto. Para mim, o verão é a estação em que é possível aproveitar mais as atrações da cidade.  Nadar no Rio Ródano é simplesmente sensacional! Apesar da temperatura da água ser um pouco mais fria do que nós brasileiros estamos acostumados, não é nada insuportável. Depois do impacto inicial de entrar na água, você não vai mais querer sair de lá.

Esta época é boa também para fazer passeios de barco e conhecer algumas cidades próximas. Além disto, é a época em que os barzinhos às margens do lago estão abertos e no final de tarde é possível caminhar, tomar um drink e curtir um belo pôr do sol. É no verão, também, que acontecem vários shows ao ar livre nos parques da cidade. Uma ótima oportunidade para se divertir e fazer novas amizades.

Tradição e cultura em Genebra

Se você é do tipo que gosta de conciliar as suas viagens com os acontecimentos locais, há três festividades interessantes que acontecem em Genebra todos os anos.

Festa da Música (Fête de La Musique)

Durante um final de semana, Genebra respira música. A festa, que acontece no final do mês de Junho, começa na sexta-feira de noite e vai até o final do domingo. Além dos vários palcos que são montados nos parques e no centro histórico da cidade, há vários concertos que ocorrem nas ingrejas e nos teatros da cidade. Para mais informações, clique aqui.

Festa da Música (Genebra) / Fête de La Musique (Geneva)

Festa da Música (Genebra) / Fête de La Musique (Geneva)

Festas de Genebra ou Festival do Lago (Geneva Lake Festival)

O Geneva Lake Festival é uma grande festa popular que acontece no mês de Agosto. Várias barracas são montadas no Jardin Anglais onde é possível se deliciar com a culinária local ou beber com os amigos. Há também um parque de diversões montado para as crianças. Mas o ponto alto é a queima de fogos, a maior que eu já vi. O espetáculo da queima de fogos, que acontece ao ritmo da música, dura quase uma hora e é muito lindo!

Geneva Lake Festival

Festas da Escalada (Fête de l’Escalade)

A Festa da Escalada é uma celebração que acontece no final de semana próximo ao dia 12 de Dezembro. Também começa na Sexta-feira de noite e vai até o Domingo. Nesta festa, a população comemora a vitória da cidade sobre o exército do Duque de Saboia. É uma celebração medieval e a população se veste como tal e repete tradições da época.

Festa da Escalada(Genebra) - Fête de l'Escalade (Genève)

Festa da Escalada(Genebra) - Fête de l'Escalade (Genève)

Onde se hospedar em Genebra

O ideal é se hospedar próximo ao lago, no centro da cidade. Mas, como todos sabem, a Suíça, em geral é muito cara. Então isto vai depender muito do seu bolso e do quanto você está disposto a pagar. Por isto fiz uma lista com hotéis em Genebra e também, nas cidades vizinhas da França mas com acesso rápido e fácil à Capital da Paz.

Hotéis em Genebra

Hotéis 3 estrelas (simples mas com ótima localização)

Hotéis 4 estrelas

Hotéis 5 estrelas

Hotéis em Annemasse, Gaillard e Archamps (França)

Uma opção para quem quer gastar menos com hospedagem é ficar em alguma cidade vizinha na França.

Sites e Artigos Interessantes sobre Genebra na Web

Genebra – MySwitzerland.com

GenevaLive

Genebra – Roteiro Básico

O que fazer em Genebra, Suíça (360 meridianos)

Suíça Francesa: Montreaux x Lausanne x Genebra

Genebra: tudo o que eu queria saber antes de viajar!

O que fazer em Genebra: passeios e atrações!

Viagem para Genebra – Suíça: Monumento Brunswick e o Lago Léman

Não deixe de ler também…

Genebra: duas dicas para quem quer economizar ao se deslocar pela cidade

Genebra: aproveite a viagem para conhecer algumas vilas francesas

Viagem para Suíça: 8 dicas para economizar com locomoção no país!

Doze lugares na Suíça que você vai querer conhecer!

Dez luagres que você vai querer conhecer na Suíça (Parte II)!

Lavaux: uma das maiores regiões vinícolas da Suíça

Rota dos Toblerones: não, lá não tem chocolate!