Em Genebra, Aécio Neves e Marina Silva são os escolhidos para disputar o segundo turno!

Os brasileiros residentes na Suíça Romana (Suisse Romande), também conhecida como Suíça Francesa, a parte francófona do país, também votaram neste domingo, 05 de Outubro de 2014, para escolher o próximo presidente do Brasil.

Segundo informações do Consulado Brasileiro, 5.834 cidadãos brasileiros – inscritos no Consulado Geral do Brasil em Genebra e, que fizeram a transferência do título de eleitor no prazo determinado pela Justiça Eleitoral – estavam aptos a votar. Porém, deste total, somente 2 mil compareceram às urnas .

A votação aconteceu em uma das alas do Centro de Exposições de Genebra (Palexpo), das 8h às 17h, com cerca de 20 urnas eletrônicas disponibilizadas para atender aos eleitores. O processo foi muito tranquilo e sem filas.

Eleicoes_Genebra05

A votação aconteceu em uma das alas do Palexpo…

Eleicoes_Genebra01

… onde o clima foi de muita tranquilidade

Para votar, os eleitores tiveram que apresentar o título eleitoral e um documento brasileiro com foto porém, diferente do que ocorre no Brasil, onde os cidadãos vão escolher candidatos a diversos cargos, o residente no exterior só vota para o cargo de Presidente da República.

A brasileira Claudia, que mora em Genebra há 18 anos, votou pela primeira vez fora do Brasil. “A votação me surpreendeu. Não enfrentei nenhuma fila e em menos de 5 minutos, cumpri com o meu dever de cidadã brasileira”, conta ela.

Eleicoes_Genebra03

Entre chegar no local, apresentar documentos e votar….

Eleicoes_Genebra04

… a brasileira Claudia não gastou nem 5 minutos

Logo depois das 17h na Suíça (12h em Brasília), as urnas foram fechadas e apuradas. O candidato Aécio Neves foi o escolhido pelos eleitores com 683 votos, Marina Silva ficou em segundo lugar com 568 e a atual presidente Dilma Rousseff com apenas 403 votos.