França: Entenda a organização administrativa do País

A França é dividida em duas partes distintas: a França “metropolitana” (a parte do País dentro da Europa) e a França “além-mar” (os territórios pertencentes à França no Caribe, no Pacífico e em outras partes mais distantes do mundo). Essas duas partes são divididas em Regiões (Regions). A chamada França “metropolitana” possui 22 Regiões, incluindo a Ilha de Corsica  (Mapa abaixo). E a França “Além-mar” possui 5 regiões: Guadaloupe, Martinique, Guyane, Réunion et Mayotte.

Mapa_Regioes_Franca

Regiões da França “metropolitana” (www.cartesfrance.fr)

Mapa_Departamentos_Franca

Departamentos Franceses (www.cartesfrance.fr)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As 22 regiões da França “metropolitana” são: Nord-Pas-de-Calais, Haute Normandie, Basse Normandie, Bretagne, Pays de La Loire, Poitou-Charentes, Centre,  Ile-de-France, Picardie, Champagne-Ardenne, Lorraine, Alsace, Bourgogne, Franche-Comte, Rhône-Alpes, Limousin, Aquitaine, Auvergne, Midi-Pyrénées, Languedoc-Roussillon, Corse, Provence-Alpes-Côte-d’Azur.

As Regiões são a divisão de primeiro nível do País, elas são responsáveis pelo planejamento, o desenvolvimento econômico, capacitação profissional, construção, manutenção de escolas, estradas de ferro, etc.

Cada uma das 27 Regiões são divididas em Departamentos (Départements). A França “metropolitana” é dividida em 96 Departamentos, numerados de 1 a 95, com exceção do número 20 que não existe mais. Ele foi transformado em departamentos 2a e 2b (Ilha de Córsica). E a França “além-mar” é dividida em 4 , totalizando 101 Departamentos. O Departamento é a Unidade Territorial Francesa.

Tabela_Departamentos

É interessante saber que a França possui outros territórios que não estão integrados dentro de nenhum Departamento. Ao mesmo tempo, eles possuiem uma numeração semelhante àquela utilizada pelos departamentos. São eles:

  • As comunidades de Saint-Pierre-et-Miquelon (975), Wallis-et-Futuna (986);
  • Os países: Nouvelle-Calédonie (988) e Polynésie Française (987);

E, por fim, cada Departamento é dividido em Comunidades ou Municípios (Communes).

Fazendo uma analogia com o Brasil, as Regions seriam as regiões brasileiras (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste), os Départements seriam os Estados brasileiros e as Communes seriam os Municípios.