Fátima: um dos principais locais de peregrinação católica do mundo!

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)O ano de 2017 em Portugal será marcado, entre outras coisas, pela celebração do Centenário das Aparições da Virgem Maria para as três crianças na Cova da Iria. Somente nos dias 12 e 13 de Maio, o Santuário de Fátima deverá receber mais de 1,5 milhão de pessoas de diversas partes do mundo. Não há mais vagas nos hotéis da cidade e o Papa Francisco já confirmou que irá em peregrinação ao Santuário.

Em Setembro de 2016 visitei o Santuário pela primeira vez e confesso que me senti muito pequena diante da fé demostrada das mais diversas formas pelos peregrinos que lá vão não somente para pedir mas, sobretudo, para agradecer alguma benção alcançada.

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

Considerado um dos maiores locais de pereginação mariana do mundo, a energia do lugar é, sem dúvida alguma, especial. E a fé que leva as pessoas a peregrinar de joelhos até o altar é algo difícil de descrever.  Eu diria que, independente da sua religião ou crença, é um lugar que vale a pena ser visitado.

Como tudo começou….

As crianças e as aparições de Fátima

Diz a história que no dia 13 de Maio de 1917, Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto – três crianças com 10, 9 e 7 anos, respectivamente – foram até a Cova da Iria pastorear o rebanho de ovelhas do pai de Lúcia. Chegando lá, foram surpreendidos pela mágica visão do que disseram ser a Mãe de Deus.

Segundo os pastorinhos, Nossa Senhora disse que voltaria a encontra-los durante seis (6) meses seguidos, sempre no dia 13, no mesmo local e à mesma hora.

E assim aconteceu. Durante seis meses – de Maio a Outubro – Lúcia, Francisco e Jacinta afirmaram ter encontrado uma Senhora vestida toda de branco, mais brilhante que o sol, espargindo luz mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios do sol mais ardente”*

A única exceção aconteceu no mês de Setembro, quando os pastorinhos foram detidos pelo administrador de Ourém e não puderam ir até a Cova de Iria.  Segundo o artigo Segredo Abafado, As aparições poderiam ameaçar a estabilidade do poder político da época. Por isto, o administrador queria acabar com o chamado “milagre de Fátima”.

A ideia era forçar as crianças a confessarem que tudo não passava de uma mentira. Porém, as crianças resistiram à pressão e acabaram sendo sendo soltas no dia 15 de Agosto, data em que ocorreu a quarta aparição.

À medida que a história se espalhava, o número de peregrinos no local aumentava. No último mês das aparições (Outubro) há relatos de que haviam aproximadamente 70 mil pessoas na então Cova de Iria.

Nas aparições, a Virgem Santíssima falou apenas com Lúcia, Jacinta só ouvia e Francisco apenas a via. Nossa Senhora teria dito, também, às crianças que viria uma sétima vez. Mas isto ainda é um mistério!

Se quiser saber mais detalhes sobre cada uma das aparições, leia As seis aparições de Fátima e O milagre de Fátima

A construção do Santuário

“Quero dizer-te que façam aqui uma capela em minha honra, que sou a Senhora do Rosário”

Este foi o pedido de Nossa Senhora do Rosário na aparição de 13 de outubro de 1917 a Lúcia de Jesus, Francisco Marto e Jacinta Marto. E assim foi construída, dois anos depois (1919), uma pequena capela na Cova da Iria.

Aos poucos, devido ao grande número de peregrinos que visitavam o lugar, o espaço do Santuário foi ganhando novas dimensões e hoje ocupa uma área com o dobro do tamanho da Praça de São Pedro, no Vaticano**.

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/BasilicaofFatima (Portugal)

O que visitar em Fátima

O Santuário de Fátima é o local onde a maioria dos turistas costuma ir. É la que encontram-se a Capela das Aparições, a Basílica da Santíssima Trindade e a Basílica de Nossa Senhora de Fátima.

Mapa do Santuário de Fátima (Portugal) / Map of the Sanctuary of Fatima (Portugal)

Mas, se você tiver tempo e curiosidade, é possível visitar, também, a Casa dos Pastorinhos, localizada na vila de Aljustrel, aproximadamenete 2km do Santuário.  Na “Via-Sacra”, como é chamado o percurso que liga a vila de Aljustrel (onde moravam as crianças) até a Cova da Iria,  existem 14 capelas que simbolizam as diferentes estações da Paixão de Cristo. A 15a. cpela representa a Ressureição.

Capelinha das Aparições

Construída em 1919, a Capelinha das Aparições é considerado o “coração do Santuário de Fátima. Ela tem este nome pois, das 6 (seis) aparições da Virgem Maria aos pastorinhos, 5 (cinco) aconteceram lá. E foi lá, também, que Nossa Senhora pediu que fosse construída uma capela em sua honra.

Capela das Aparições / Chapel of the Apparitions

Bem no centro da capela há uma Imagem de Nossa Senhora. Era neste local que estava a pequena azinheira sobre a qual os pastorinhos diziam ver a Virgem.

Capela das Aparições / Chapel of the Apparitions

Uma curiosidade sobre a Capela das Aparições é que ela foi dinamitada na madrugada de 6 de março de 1922 e, posteriormente restaurada e reinaugurada em 1923.

Azinheira Grande

Bem ao lado da Capelinha das Aparições você vai encontrar a Azinheira Grande. Debaixo dela, os pastorinhos e os primeiros peregrinos esperavam e rezavam o terço, antes de chegar Nossa Senhora.

Azinheira (Fátima)

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

A Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi construída no local onde os três pastorinhos brincavam “a fazer uma paredita” no dia da primeira aparição da Virgem. Dizem que eles viram um relâmpago repentino e, com receio da chuva, decidiram juntar o rebanho para voltar para casa.

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

A igreja foi inaugurada em outubro de 1953 e os arquitetos responsáveis pela obra foram Gerard Van Kriechen (holandês) e João Antunes (português). O edifício tem 70,5 metros de comprimento e 37 de largura e foi totalmente construído em pedra calcária da região, branco de mar. As colunas laterais e o formato arredondado me fizeram lembrar a Basílica de São Pedro, em Roma.

A torre sineira tem 65 metros de altura, é rematada por uma coroa de bronze de 7 toneladas. Na entrada da Basílica há um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora. O mosaico foi feito nas oficinas do Vaticano.

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

Nas duas laterais da Basílica há um conjunto arquitetônico: a Colunata. São 200 colunas e meias colunas e 14 altares. No interior da Colunata, encontram-se belos painéis em cerâmica, representando a Via-sacra.

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

Sobre a Colunata existem 17 imagens em mármore, algumas medindo 3.2 metros e outras 2.3 metros. Algumas são de santos cujas congregações estão presentes em Fátima e outras são de “apósotolos marianos”.

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

No interior da Basílica estão sepultados os 3 (três) peregrinos. De um lado as duas meninas e do outro, o menino.

Basilica Nossa Senhora do Rosário de Fatima (Portugal)/Basilica of Fatima (Portugal)

Basílica a Santíssima Trindade

A nova Basília – projetada pelo arquiteto grego Alexandros Tombazis – foi inaugurada em 2007 e é muito diferente da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Basílica da Santíssima Trindade (Portugal) / Basilica of the most Holy Trinity

A Basílica da Santíssima Trindade é bem moderna, gigante (125 metros de diâmetro) e tem 8633 lugares. Uma parede móvel de 2 metros de altura permite que o interior seja dividido em dois setores. No altar há um painel lindo.

Segundo o site Restos de Colecção, a construção da basílica, considerada o quarto maior templo católico do mundo, foi paga com dádivas dos peregrinos ao longo dos anos. A planta é circular por fora e quadrangular por dentro. A decoração é inspirada na arte bizantina e ortodoxa. Existem 12 portas laterais (uma dedicada a cada um dos apóstolos) e uma grande porta central, a Porta de Cristo.

Basílica da Santíssima Trindade (Portugal) / Basilica of the most Holy Trinity

Basílica da Santíssima Trindade (Portugal) / Basilica of the most Holy Trinity

Procissão das Velas

Nos meses de maio a outubro, o santuário tem uma programação diferenciada e por isto acaba recebendo mais visitantes. Nas noites do dia 12 (14, em agosto) há procissão de velas e vigília. Nos dias 13 (15, no mês de agosto) há missa e a cerimônia do adeus.

Fátima(Portugal)

Museu de Cera

Infelizmente no dia em que fui a Fátima não consegui visitar o Museu de Cera que conta a história de Fátima. Dizem que o Museu é muito bacana e fica muito perto do Santuário, cerca de 100m. Vou voltar logo logo lá para conferir de perto. Mas o Walter Leite, do blog Vá Conferir foi e escreveu o  artigo Museu de Cera – Santuário de Fátima Portugal. Vale a pena dar uma olhadinha, está bem bacana!

Como chegar ao Santuário de Fátima?

De carro: A partir de Lisboa são aproximadamente 130Km. Siga pela autoestrada A1 e pegue a saída 8 (Fátima). Depois siga pela Beato Nuno até o Santuário. Há vários áreas de estacionamento, basta seguir as placas de sinalização.

De transporte público: a Rede Expressos faz a viagem de Lisboa até Fátima. O ônibus sai da Estação Sete Rios, ao lado do Jardim Zoológico. O primeiro ônibus sai às 7h e a viagem demora aproximadamente 1h30. Depois é só caminhar até aproximadamente 500metros até o santuário. Se preferir pegar um táxi, com certeza será muito barato, não mais do que 5 euros.

Onde se hospedar?

É possível fazer um bate-volta a partir de Lisboa mas, se você tiver mais tempo, sugiro que você aproveite a viagem para conhecer um pouco mais da região que é muito bonita.

Na cidade há vários opções de hotel. Abaixo, selecionamos alguns para você.

Hotel Estrela de Fátima;

Hote Fátima;

Hotel Aleluia;

Hotel Cruz Alta;

Hotel 3 Pastorinhos.

Informações importantes sobre o Santuário

  • Funcionamento do Santuário: todos os dias.
  • Horário das missas: a página do santuário disponibiliza todos os horários e locais das missas.
  • Ingressos: gratuito
  • Não é permitido tirar foto com flash dentro da Basílica;
  • Se você quiser acender uma vela, peça informação sobre onde você pode fazê-lo;
  • Antes de qualquer coisa, Fátima é um local de peregrinação e oração. Por isto, pede-se que as pessoas tentem manter o silêncio durante a visita.
  • Se puder visite também o museu interativo O Milagre de Fátima, que conta a história que envolve os milagres da Virgem.

Sites e Artigos sobre o Santuário de Fátima na Web

Página Oficial do Santuário;

Santuário de Fátima – Artigo completíssimo sobre a história de Fátima;

De Lisboa a Fátima: o que você precisa saber sobre esta viagem;

Roteiro de 1 dia em Fátima: como chegar e o que visitar;

Roteiro: o que fazer em Fátima?

Fátima: como chegar (e com que lugares combinar);

Fátima: como chegar e o que fazer no maior santuário católico do mundo.

 

*http://fatima.arautos.org/as-seis-aparicoes-de-fatima/
**Blog Turista Profissional