ELEIÇÕES: saiba quem pode votar em trânsito neste domingo!

Eleicao2014_RedVárias pessoas me perguntaram se eu votei em trânsito no 1º turno das eleições 2014, visto que eu estava fora do país no dia 05 de Outubro. E eu confesso que não soube responder. Então aproveitei e pesquisei sobre isso para poder me informar e informar aos meus leitores que, porventura, estiverem viajando nesta ou nas próximas eleições.

POR QUÊ VOTAR EM TRÂNSITO?

O voto em trânsito é útil para aquelas pessoas que por algum motivo estarão ausentes do seu domicílio eleitoral, querem votar, mas não querem transferir o seu título. Porém, os eleitores habilitados para votar em trânsito só podem votar para presidente e vice-presidente da República.

QUEM PODE VOTAR EM TRÂNSITO?

Para votar em trânsito é preciso que o eleitor tenha solicitado sua habilitação junto à Justiça Eleitoral, durante o período definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso isso não tenha sido feito, só resta ao eleitor que não puder comparecer às eleições, justificar a sua ausência para que não sofra as sanções definidas pelo Código Eleitoral Brasileiro.

O prazo para requerer essa habilitação nas eleições de Outubro de 2014 teve início no dia 15 de Julho e encerrou no dia 21 de Agosto. Ao solicitar a habilitação, o eleitor deve informar o local onde estará no dia da eleição.

Segundo informações do TSE, 84.418 eleitores solicitaram habilitação para votar em trânsito no primeiro turno e 79.513 para o segundo turno.

COMO E ONDE VOTAR EM TRÂNSITO?

O eleitor cadastrado para votar em trânsito deve estar com a situação regular no cadastro eleitoral e apresentar um documento oficial com foto. O local de votação é o informado à Justiça Eleitoral no momento da solicitação de voto em trânsito.

Mas atenção, quem solicita o voto em trânsito será, automaticamente, desabilitado para votar na sua seção de origem no referido pleito!

Leia também: