Documentos: leve sempre uma cópia digitalizada durante a viagem!

Você está se preparando para fazer uma viagem? Já comprou as passagens, reservou hotel, solicitou visto, fez seguro de viagem e está na correria para arrumar a mala? Que bom, mas eu aposto que você não fez uma coisa extremamente importante: digitalizar seus documentos!

Digitalizar os documentos? Isso mesmo, não importa que tipo de viagem você pretende fazer, de férias ou a trabalho, nacional ou internacional, de carro ou de avião, imprevistos sempre podem acontecer. É justamente por isso que se chama imprevisto! 😉

adj. Que não se pode prever; sem previsão; que não foi previsto; casual ou inesperado: sucesso imprevisto. Sem precaução ou cautela.
s.m. Algo que não foi previsto; alguém que não é precavido: os imprevistos de uma viagem. (Dicionário Online de Português)

Aliás, na verdade, deveríamos manter uma cópia digitalizada dos nossos principais documentos independente de estarmos nos preparando para uma viagem ou não, não é mesmo?

Dica_Digitalização_Documentos1Nunca sabemos quando os imprevistos acontecerão, muito menos em uma viagem, seja ela nacional ou internacional.. Então, a dica é exatamente esta, reserve um tempinho antes de embarcar e digitalize todos os documentos que você possa precisar durante a sua viagem, tais como passaporte, passagens, reserva de hotéis e cartões de crédito. Isso pode te ajudar bastante, caso você seja vítima de roubo ou furto, ou qualquer outro tipo de acontecimento que culmine com a perda de algum dos seus documentos.

1. O que é digitalizar?

Digitalizar é o processo de conversão de documentos físicos em formato digital

2. O que deve ser digitalizado?

O que deve ser digitalizado vai depender do tipo de viagem, se for um trecho internacional, por exemplo, o passaporte é importante, mas se for um trecho nacional, ele não é necessário.  A lista abaixo apresenta os principais documentos:

  • Documento de identidade, CPF;
  • Passaporte: páginas 1(número do passaporte), 2 (seus dados) e 3 (foto)
  • Visto;
  • Carteira de motorista;
  • Carteira de vacinação;
  • Reservas de hotel e comprovantes de pagamento (se houver);
  • Passagens (avião, trem, ônibus);
3. Como digitalizar?

Foi-se o tempo em que o processo de digitalização era algo complicado. Em uma época em que todo mundo possui um telefone celular com câmera, esse processo se tornou bem simples:

  • A maneira mais simples é fotografar o documento com o seu telefone e transferi-lo para o seu e-mail, assim você terá uma cópia na galeria do telefone e também no seu e-mail;
  • Você pode, também, utilizar alguns aplicativos para ajudar no processo, como é o caso do Google Drive para Android ou o CamScanner para Iphone.
  • Mas, se você preferir, também pode ir a um cyber ou qualquer outro local especializado e solicitar a digitalização.
4. Devo ter uma cópia de segurança?

Segurança nunca é demais, certo? Então, caso você julgue interessante, encaminhe uma cópia dos seus documentos para alguém de sua confiança ou deixe uma cópia em algum lugar de fácil acesso. Isso pode ser muito útil caso aconteça algum imprevisto também, com o seu equipamento (celular ou computador).

Gostou da dica? Então conta para nós, você já teve o cuidado de levar uma cópia digitalizada dos seus documentos em suas viagens ou já passou por alguma situação em que isso teria te ajudado a solucionar algum imprevisto?