Dirigir no exterior (III): onde estacionar!!

O terceiro post da série sobre direção no exterior fala sobre a questão do estacionamento na Europa. É preciso prestar muita atenção onde é permitido estacionar porque assim como no Brasil, sempre tem um guarda por perto para te multar.

Resumidamente, na Suíça há duas áreas de estacionamento nas ruas. Uma delimitada por uma linha azul e a outra por uma linha branca. A área delimitada pela linha azul só pode ser utilizada por pessoas autorizadas, em geral moradores da área, que pagam um valor anual para estacionar seus carros. Os carros estacionados nesta área devem exibir um cartão (fornecido pelo órgão que controla o trânsito) em local bem visível, caso contrário poderá ser multado pela fiscalização.

Dica_DirigirEuropa_Foto13

Na linha azul só é permitido estacionar os veículos autorizados

Já a área delimitada pela linha branca pode ser utilizada por qualquer pessoa, mediante pagamento do estacionamento. O horário de cobrança, em geral, é das 08h às 19h (de segunda a sábado) e grátis aos domingos. Mas esse horário pode variar conforme a região. O valor da hora é de 1,80 francos.

Na linha branca o estacionamento é pago e o ticket deve ficar bem visível

Na linha branca o estacionamento é pago e o ticket deve ficar bem visível

Preste sempre muita atenção na hora de estacionar, as regras mudam um pouco de país para país. Na França, por exemplo, há locais em que é possível estacionar durante algum tempo sem pagar nada. Já na Itália há algumas áreas restritas aos moradores e, algumas vezes, a sinalização não é lá muito clara para os turistas. Encontrei alguns blogs com dicas específicas de outros países da Europa. Confira:

Os post anteriores da série sobre direção no exterior podem ser acessados por meio dos links abaixo:

No próximo post falaremos sobre como abastecer o carro, afinal, fora do Brasil nem sempre existe a figura do frentista, você é quem enche o tanque do carro!