Dirigir no exterior (II): ciclistas e ciclovias!

O segundo post da série sobre direção no exterior fala sobre as ciclovias, os ciclistas e suas bicicletas, meio de locomoção muito utilizado no continente europeu.

Em geral – tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades – há uma faixa exclusiva para a circulação de bicicletas, a chamada ciclovia, e bastante sinalização. Porém, todo cuidado é pouco, principalmente porque em alguns locais a ciclovia fica entre os carros, bem no meio da rua.

1. CICLOVIA

Em geral a ciclovia fica na lateral da rua, próximo à calçada. Mas, não raramente você pode encontrá-la no meio da pista, entre os carros (figura abaixo à direita). O último caso requer mais atenção tanto do motorista quanto da pessoa que está utilizando a bicicleta. A ciclovia é delimitada por uma linha na cor amarela e, em alguns locais, ela ganha um preenchimento na cor vermelha para chamar mais a atenção.

Dica_DirigirEuropa_Foto07

Normalmente a ciclovia fica na lateral da rua…

Dica_DirigirEuropa_Foto08

… mas, em alguns casos, ela fica bem no meio dos carros

2. “FAIXA” PARA BICICLETAS

Assim como para os carros, há um espaço especial onde os ciclistas devem aguardar o sinal abrir. Esse espaço pode ficar na lateral da rua (mais comum), entre a faixa do pedestre e a faixa do carro ou, ainda, nas duas formas juntas.

Dica_DirigirEuropa_Foto09

Neste exemplo, o ciclista aguarda o sinal na lateral da rua…

Dica_DirigirEuropa_Foto10

… mas existem lugares em que ele aguarda na frente dos carros

Dica_DirigirEuropa_Foto11

Em outros casos, há as duas situações ao mesmo tempo

3. SEMÁFORO PARA BICLETAS

O sinal de trânsito para ciclistas fica no mesmo semáforo para os veículos. A figura de uma bicicleta o diferencia dos demais sinais.

Dica_DirigirEuropa_Foto12

O primeiro post da série sobre direção no exterior falou sobre algumas regras básicas de direçã, como, por exemplo, a sinalização horizontal.