Dirigir no exterior(V): como utilizar o parquímetro!

Sempre há um aparelho como este próximo às áreas de estacionamento, o Parquímetro

Sempre há um aparelho como este próximo às áreas de estacionamento, o Parquímetro

No último post da série sobre direção no exterior falamos sobre como abastecer o carro. Uma coisa muito simples mas que torna-se complicada pelo simples fato de não termos o hábito de fazer em nosso país.

A mesma coisa pode acontecer quando você tiver que usar o parquímetro, aquele aparelho utilizado para pagar o estacionamento nas ruas das cidades europeias. Embora exista o parquímetro em algumas cidades brasileiras, a sua forma de utilização é bem diferente.

1. Digite o número da placa do veículo, somente os números!

Dica_Parquimetro_Foto02

2. Insira o dinheiro, em geral os parquímetros aceitam somente moeda.  A quantidade é relative à quantidade de tempo que você pretende ficar estacionado(a) no local. Por exemplo, em Genebra o valor é de 2,80 francos por 60 minutos. Logo, se você pretende ficar com o carro no local por 1h30, por exemplo, deve inserir 4,20 francos na máquina. Mas, atenção, normalmente há um limite máximo de tempo permitido, que deve estar escrito bem visível no parquímetro.

Dica_Parquimetro_Foto03

3. Depois que inserir o valor desejado, pressione o botão verde. Caso queira cancelar a operação por algum motive, pressione o botão vermelho.

Dica_Parquimetro_Foto04

4. Aguarde a impressão do ticket (comprovante de pagamento) e coloque-o dentro do carro, em local bem visível.

Dica_Parquimetro_Foto05.pg

 

E lembre-se, sempre haverá algum guardinha louco para te multar. Portanto, nunca se esqueça de verificar , primeiro, se o local onde você está estacionando não é proibido e, segundo, de pagar pelo estacionamento!

Este é o quinto post da série sobre direção no exterior. Os posts anteriores podem ser acessados por meio dos links abaixo: