Celebridade por um dia no Camboja

Em março de 2013, David e eu fizemos uma viagem para a Ásia. Depois de alguns dias na Tailândia, onde participamos do casamento de um casal de amigos, seguimos para o Camboja. Chegamos à cidade de Siem Reap no final da tarde do dia 21 de março, bem no início da “hot season”.  Pensa num lugar quente e multiplica isso por 3, 4 ou 5!

A mais famosa atração do Camboja é o Angkor Wat – Patrimônio da Humanidade da UNESCO desde 1992. Com um estilo único, as ruínas representam o ápice da arquitetura do império khmer. E a cidade de Siem Reap é considerada o principal centro turístico do país, uma vez que é a cidade mais próxima das ruínas dos templos.

No segundo dia na cidade, deixamos o hotel às 5h30 da manhã para assistir ao nascer do sol em frente ao templo Angkor Wat, um dos programas mais comentados por lá. John (o motorista que contratamos) chegou super cedo com o seu tuc-tuc e nos levou para o templo.

Chegamos lá e haviam muitos turistas, a maioria chineses, vale salientar! Todos com suas lentes mega-modernas, apontadas para o templo, na expectativa de ver o sol subir por sobre as torres pontudas do templo.

HV_SolNascer1_SiemReap

Nascer do sol em frente ao templo Angkor Wat

Depois de ver o sol nascer, tomar um café em uma das barraquinhas em frente ao templo, seguimos com o John para ver os outros templos.  Em um deles fui barrada porque eu não estava usando trajes adequados. Não é permitido entrar naquele templo de bermuda!

De repente, em meio à multidão de turistas, uma moça me pediu para tirar uma fotografia. Na hora eu achei que era para tirar uma fotografia dela e respondi que sim, sem problemas. Mas ao invés dela me dar a câmera, ela deu a câmera para outra pessoa, que estava com ela, e veio na minha direção. Só aí que eu entendi que a fotografia que ela queria não era dela, mas sim dela junto COMIGO!

HV_Fotografia01_SiemReap

Primeira pessoa que pediu para tirar foto comigo

Achei estranho mas tudo bem, continuei meu passeio. Dali a pouco mais um turista, dessa vez um homem e a mesma cena, ele queria tirar uma foto comigo. Depois dele, veio o pai de uma garotinha e, da mesma forma, me pediu para tirar uma fotografia com a filha dele!  E depois disso foram duas ou três outras pessoas que me pararam para pedir para tirar fotografia com elas. David e eu não entendemos nada, até porque o loiro de olhos claros é ele, não eu!!  Confesso que me senti uma celebridade em pleno Camboja!!

HV_Fotografia2_SiemReap

Na sequência, um homem…

HV_Fotografia03_SiemReap

… a mãe que me pediu par posar com a filha

... uma vendedora em uma barraca e assim por diante.

… uma vendedora em uma barraca e assim por diante.

e quem não pedia para posar, tirava fotos dos outros

e quem não pedia para posar, tirava fotos dos outros

Somente depois de um tempo, descobri que nós, ocidentais, somos uma “espécie” de atração para os asiáticos, somos digamos “diferentes”, e eles quase não tem contato com pessoas com o nosso “padrão”. Por isso muitas vezes eles tiram fotos às escondidas ou nos param e pedem para tirar fotos com eles. Interessante não! ? Taí, algumas das coisas que só acontecem quando a gente viaja!!

 

Você tem alguma história que marcou alguma viagem?  Manda para o MEUSROTEIROS.COM, nós queremos publicá-la.  Nosso e-mail é [email protected]