Cataratas do Reno: um bate-volta bacana a partir de Zurique, na Suíça!

Na última sexta-feira (25 de Dezembro), nós aproveitamos que estávamos em Zurique para conhecer as Cataratas do Reno (Rheinfall, em alemão e Rhine Falls em inglês).

Com 23 metros de altura e 150 metros de largura, as Cataratas do Reno – ou Cataratas de Schaffhausen (como também são conhecidas) – são consideradas a maior cachoeira em extensão da Europa e estão localizadas entre as cidades de Neuhausen am Rheinfall (cantão de Schaffhausen) e Laufen-Uhwiesen (cantão de Zurique).

De Schaffhausen às Cataratas do Reno!

Saímos de Zurique já passava das 13h. A viagem que levaria pouco mais de 30 minutos acabou sendo mais longa devido a um acidente na estrada. Como somos adeptos de uma boa caminhada, optamos por deixar o carro na cidade de Schaffhausen e seguir caminhando pela beira do rio Reno até as Cataratas. Uma distância de aproximadamente 4km.

Schaffhausen (Suíça)

Estacionamos o carro na cidade de Schaffhausen

Trilha que vai da cidade de Schaffhausen até as Cataratas do Reno

A trilha que vai da cidade de Schaffhausen até as Cataratas do Reno tem aproximadamente 4Km

Apesar do vento frio, o dia estava bonito, céu azul e a caminhada ao longo do Rio nos proporcionou belas paisagens.

Rio Reno (Suíça)

Pelo caminho, passamos por algumas pontes…

Rio Reno (Suíça)

… e por belas imagens

Trilha que vai da cidade de Schaffhausen até as Cataratas do Reno

Como sempre, tudo muito sinalizado nas trilhas da Suíça.

 

Depois de quase uma hora de caminhada, avistamos a ponte que leva ao Castelo de Schloss Laufen, do outro lado do Rio Reno. Sinal de que as Cataratas estão muito perto. Preferimos seguir a trilha que leva ao local onde poderíamos ver as cataratas de frente.

Ponte que leva ao Castelo de Schloss Laufen

Do outro lado da ponte, avista-se o Castelo de Schloss Laufen

Local em que a trilha se divide

Neste ponto, a trilha divide-se. Para a esquerda, chega-se ao Castelo de Schloss Laufen.

O interessante de fazer esta caminhada é observar a transformação do Rio. Aos poucos, as águas calmas e quase paradas do Reno começam a ficar mais agitadas, até formar a bela cachoeira, de águas cristalinas.

Rio Reno (Suíça)

As águas límpidas e calmas do Rio Reno, no começo da trilha

Rio Reno (Suíça)

Aos poucos, começam a surgir algumas pequenas correntezas

Rheinfall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

E, finalmente, as águas caem formando as Cataratas do Reno

Mais alguns metros de caminhada e chegamos finalmente bem perto das Cataratas. Tanto do lado do Castelo de Schloss Laufen, quanto do lado que estávamos, há vários locais onde é possível admirar as quedas d’água. Mesmo em uma época onde, teoricamente, deveria haver muita neve na Suíça, e as Cataratas talvez até congeladas, havia uma quantidade considerável de água e nós pudemos apreciar um espetáculo bacana.

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça) Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Segundo os estudiosos, as Cataratas do Reno foram formadas durante o último período glacial (há mais de 15 mil anos), quando, devido ao movimento tectônico, o Rio Reno foi forçado a mudar seu leito.

As Cataratas do Reno surgiram no ponto de transição em que o giz duro transformou-se em cascalho plástico. Num espaço de 150 metros, várias centenas de metros cúbicos de água correm para as profundezas a uma taxa de 23 metros por segundo. No meio de tudo isso ergue-se um imperioso rochedo, que suportou a fúria dos elementos por todo um milênio. A rocha pode ser alcançada por meio de uma excursão em torno das Cataratas do Reno, durante o qual é possível observar de perto este espetáculo natural. (www.myswitzerland.com)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Rheinfall / Rhine Fall / Cataratas do Rio Reno (Suíça)

Depois de várias fotos e uma pausa para o lanche, pegamos o caminho de volta, mais 4km em direção a Schaffhausen. Como o sol já estava se pondo, o caminho tornou-se ainda mais bonito, com belas imagens do rio e da cidade.

Rio Reno (Suíça)

Rio Reno (Suíça)

 

Como chegar às Cataratas do Reno?

O acesso às cataratas é muito fácil. Você pode ir de transporte público ou de carro.

Se você estiver em Zurique e optar pelo transporte público, há uma linha direta com partidas a cada 30 minutos da Estação de trem da cidade com destino a Neuhausen Rheinfall. A viagem dura apenas 50 minutos. Ao chegar na estação de Neuhausen Rheinfall basta seguir as indicações para Rheinfall.

Outra opção é a estação Schloss Laufen, a partir de Winterthur em direção a Neuhausen am Rheinfall/Schaffhausen.

Se você preferir ir de carro, clique neste link para verificar qual o melhor caminho, dependendo do seu ponto de partida.

Há ainda a opção do trem turístico Rhyfall-Express que funciona entre os meses de Abril a Setembro. Para mais informações, clique aqui.

Grande queima de fogos no dia 31 de Julho!

Se você mora na região ou estiver passeando pela Suíça no mês de Julho, programe-se para assistir a uma grande queima de fogos que, segundo os organizadores, transforma o lugar em um cenário mágico e colorido. O espetáculo Rhine Falls big fireworks acontece todo dia 31/07, às 9:45h e o mais importante, é gratuito!

Devido ao grande público que assiste ao espetáculo todos os anos, aproximadamente 10mil pessoas, os organizadores recomendam a utilização de transporte público para chegar ao local. Caso você opte por utilizar carro, os estacionamentos próximos ao local (P2 (Kurvenparkplatz), P3 (Nohlparkplatz), P4 (Fischeräckerparkplatz) e Burgunwiese), cobram uma taxa única de 10CHF.

Se você estiver em Zurique, este, certamente é um bate-volta que vale a pena, especialmente durante o verão, época em que o volume de água é maior, proporcionando um espetáculo ainda mais belo aos seus visitantes.