Castelo de Almourol: uma fortaleza medieval no meio do rio Tejo!

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)Pequeno mas cheio de charme!  Construído em um uma pequena ilha de 310m de comprimento por 75m de largura, no meio do Rio Tejo, o Castelo de Almourol chama mais a atenção de quem o visita pela paisagem idílica que o cerca e pela sua peculiar localização do que propriamente pela grandeza de sua construção.

Considerado um dos símbolos da Reconquista e dos Templários, o forte é um monumento militar medieval que, outrora, fez parte da Linha Defensiva do Tejo, juntamente com os Castelos de Monsanto, Zêzere, Pombal e Tomar.

Nós estivemos lá há alguns dias a convite da Tritejo. Acompanhados pelo Filipe, nosso guia, nós nos encantamos não somente pelo passeio em si mas, também, por conhecer um pouco mais da rica história de Portugal.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Se você estiver planejando uma viagem a Fátima e/ou Tomar, aproveite para dar uma esticadinha até o Castelo de Almourol.  Ah, e se estiver com tempo, vá de barco!  Além de dar um charme todo especial ao passeio, você ainda vai poder apreciar a fortificação de vários ângulos diferentes!

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Um pouco da história do Castelo de Almourol

A origem do Castelo de Almourol é um tanto quanto enigmática. Há quem diga que o local tenha sido ocupado ainda na pré-história, mas a pesquisa arqueológica indica que esta ocupação ocorrera nos períodos romano e medieval.

O que se sabe, de fato, é que em 1129, quando os portugueses conseguiram expulsar os Mouros da região, período conhecido como Reconquista Cristã da Península Ibérica, o forte já existia e era chamado de Al-morolan, que significa Pedra Alta.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Devido à sua localização estratégica, a fortificação acabou por exercer um papel militar muito importante de defesa da Capital de Portugal que, àquela época, era a cidade de Coimbra. Por este motivo, D. Afonso Henriques, Rei de Portugal, decidiu entregar o comando do forte e a missão de defender a região do Ribatejo, aos cavaleiros da Ordem dos Templários.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Mas quem eram os Templários?

A Ordem dos Templários foi criada por Hugo de Payens. Ele e mais nove cavaleiros, oriundos da França e da Borgonha, formaram uma irmandade cujo objetivo inicial era proteger os peregrinos que voltavam a fazer o perigoso caminho até Jerusalém.

Os cavaleiros fizeram os votos monásticos de pobreza, castidade e obediência e passaram a usar mantos brancos com uma cruz vermelha. Conhecidos, também, como Cavaleiros do Templo de Salomão ou simplesmente Templários, eles tinham como símbolo um cavalo montado por dois cavaleiros.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Com o passar do tempo a missão dos Templários mudou e eles passaram a ser reconhecidos como defensores dos estados cristãos da Terra Santa. E foi justamente em função disto que D. Afonso Henriques decidiu entregar o comando do Castelo aos cavaleiros da Ordem.

Reconstrução do Forte

Já sob o comando dos Templários, o castelo passou por um processo de reedificação chefiado por  Gualdim Pais. A fortificação adquiriu, então, as características da arquitetura militar templária, isto é, disposição quadrangular dos espaços, muralhas elevadas e protegidas por nove torres circulares e a Torre de Menagem, base de toda a estrutra.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Uma epígrafe, colocada sobre a porta principal, indica que as obras foram concluídas em 1171. Vale salientar que as mesmas características arquitetônicas do Castelo de Almourol também estão presentes em outros castelos construídos na mesma época, inclusive no famoso Castelo de Tomar.

Sob o comando da Ordem, o Castelo de Almourol tornou-se um ponto importante da zona do Tejo, controlando o comércio de azeite, trigo, carne de porco, frutas e madeira entre as diversas regiões do território português e Lisboa.

Com a extinção da Ordem dos Templários em 1311, o Castelo passa a fazer parte do patrimônio da Ordem de Cristo.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Ao longo do tempo, a estrutura do Castelo de Almourol sofreu inúmeras alterações e perdeu um pouco do seu estilo original. Em 1910 foi classificado como Monumento Nacional e, durante o Estado Novo Português, foi adaptado para Residência Oficial da República Portuguesa.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Onde fica o Castelo de Almourol?

Esta é uma boa pergunta. Se você for ao local sem um bom guia ou sem ter lido nada sobre o passeio antes, você vai sair de lá com a certeza de que o Castelo está localizado na vila de Tancos.

Isto acontece por dois motivos. Primeiro porque é de Tancos que saem as embarcações que te levam ao Castelo e segundo pois é justamente de Tancos que se tem a melhor visualização do forte.

Mas, geograficamente falando, o Castelo de Almourol está localizado na Freguesia de Praia do Ribatejo que pertence ao Concelho de Vila Nova da Barquinha, em Santarém (Portugal).

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Como chegar ao Castelo de Almourol

O Castelo foi construído em afloramento de granito a 18m acima do nível das águas do Rio Tejo, numa pequena ilha de 310 m de comprimento por 75 m de largura. Por este motivo, um dos grandes atrativos do passeio é chegar ao forte de barco e poder observá-lo de ângulos completamente diferentes.

Mas, se você preferir, pode ir de carro até a área de estacionamento e chegar ao Castelo caminhando.

De carro: De Lisboa, siga pela A1 por aproximadamente 130Km e depois pegue a A23 em direção a Constância Oeste. Depois vire a direita para pegar a N3 e siga em direção ao Castelo.

De transporte público: É possível ir de trem (comboio) até a Tancos e pegar o barco. Ou, se preferir, ir até a vila de Almourol e caminhar por cerca de 1.3Km. O comboio sai da Estação de Santa Apolônia.

De barco:  as embarcações saem do Cais D’El Rei em Tancos. Lá há também lugar para estacionar o carro.

Nós fomos de barco com o nosso guia Filipe, da Tritejo, que nos contou toda a história do Castelo.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Informações Importantes sobre ao Castelo

  • Abertura do Castelo:
    • De 01 de Maio a 30 de Setembro: abre todos os dias;
    • De 01 de Outubro de 30 de Abril: abre de terça a domingo | Fechado todas as segundas-feiras.
  •  Horário:
    • De 01 de Novembro a 29 de Fevereiro, das 10h às 13h /das 14h30 às 17h30;
    • De 01 de Março a 31 de Outubro, das 10h às 13h / das 14h30 às 19h
  • Ingressos: o bilhete para entrar no Castelo custa 2,5€. Porém, se você decidir ir de barco, o valor da entrada está incluído no preço do passeio de barco;
  • Duração média da visita: 45min.
  • Para obter informações sobre a visita guiada e os passeios de barco, clique aqui.

Estas informações podem sofrer alterações.

Dicas do MeusRoteiros.com

Viste o Parque de Escultura Contemporânea Almourol

Aproveite a viagem para visitar o Parque de Escultura Contemporânea Almourol, em Vila Nova da Barquinha. Em uma área verde de aproximadamente 7 hectares, o parque abriga esculturas de alguns dos mais renomados artistas portugueses.

Vila Nova da Barquinha (Portugal)

Miradouro do Almourol (Chamusca)

Experimente as delícias culinárias da região

Não volte para casa sem experimentar as delícias da culinária da região. O Fataça é o peixe típico. Nós experimentamos no Restaurante D. José Pinhão, em Constância, e aprovamos. Já para a sobremesa há um doce feito de pão que é bem gostoso.

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Gaste alguns minutos pelas ruas de Constância

A vila de Constância foi uma grata surpresa durante o nosso passeio pela região do Ribatejo. Se você tiver tempo, dê um pulinho lá, caminhe pelas ruas e pare no Café da Praça para provar o delicioso Queijinho do Céu, doce típico de Constância. Feito com ovos e amêndoas, o doce faz jus ao nome, é uma delícia!

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Castelo de Almourol (Portugal) - Almourol Castle (Portugal)

Sites e Artigos sobre o Castelo de Almourol na Web

Uma tarde no Castelo de Almourol

Na trilha dos Templários em Portugal, Almourol

Castelo de Almourol – História