Cascais: guia completo de um dos destinos mais charmosos de Portugal!

Uma pitoresca e colorida vila de pescadores às margens do Atlântico que se transformou em um dos destinos mais sofisticados e visitados de Portugal.  Conhecida como a Riviera Portuguesa ou o Sunset da Europa, a vila de Cascais tem mesmo o seu charme e é difícil encontrar alguém que não tenha se encantado com suas ruelas tranquilas, seus belos palacetes de frente para o mar ou até mesmo com os barquinhos coloridos encostados à beira-mar.

O nome da vila deriva, muito provavelmente, do substantivo cascal (um amontoado de cascas) referindo-se às conchas e detritos calcários de crustáceos que, outrora, eram muito abundantes na pequena vila de pescadores.

Localizada na Costa Ocidental Portuguesa, às margens do Oceano Atlântico, Cascais é uma vila relativamente pequena, com belas paisagens, clima agradável e gastronomia bem diversificada. E, claro, ainda preserva muito da influência árabe, especialmente na arquitetura e na cultura em geral.

De vila de pescadores a centro cultural

Barcos de pescadores em Cascais (Portugal) / Fishermen boats in Cascais (Portugal)

Cascais é tão antiga que há quem diga que nos seus primórdios era possível encontrar Dinossauros em suas matas. O acesso à vila de pescadores era tão difícil que o ditado popular mais conhecido por lá era “A Cascais uma vez e nunca mais”.

Porém, em 1870, O Rei Dom Luís I e a Rainha D. Maria Pia decidiram transformar um antigo aposento integrado a um dos fortes militares situados na Baía de Cascais em residência de verão da família real. Este episódio foi suficiente para transformar a pacata povoação de pescadores em uma das mais requintadas e cosmopolitas estâncias turísticas de Portugal. Junto com a família real, Cascais passou a receber inúmeras figuras do meio intelectual e literário da época e a acompanhar, muito de perto, a vida política e militar de Portugal.

A transformação do lugar foi tanta que o ditado popular, passou a ser bem mais favorável à vila: “A Cascais uma vez e muitas mais”.

Palacetes em Cascais (Portugal) / Beautiful houses in Cascais (Portugal)

Centro de Cascais (Center of Cascais) - Portugal

Durante a Segunda Guerra Mundial, a região acabou por se tornar um lugar estrategicamente importante. Devido ao caráter neutro do país, Cascais passou a receber muitas celebridades europeias, famílias reais e artistas que lá chegavam em busca de um porto seguro em meio a uma Europa em guerra. E, pasmem, passou, também, a ser um lugar repleto de diplomacia e espionagem.

De lá para cá muita coisa mudou. Dos tempos de Guerra, felizmente, só restam os belos faróis e as fortalezas ao longo da zona costeira. A vila, por sua vez, continua atraindo, além de turistas, moradores do mundo todo que lá vão em busca de sossego e qualidade de vida.

Centro de Cascais (Center of Cascais) - Portugal

Ah, uma curiosidade interessante. Por motivos turísticos, a administração de Cascais se recusa a elevar a vila à categoria de cidade. Interessante não!?

Onde fica Cascais?

Onde fica Cascais (Portugal)?Cascais é uma vila que pertence ao Distrito de Lisboa. Se compararmos ao Brasil é como se Lisboa fosse um Estado de Portugal e Cascais um município deste Estado.

O Município de Cascais é formado por 6 freguesias: Alcabideche, Carcavelos, Estoril, Parede, São Domingos de Rana e a própria vila de Cascais, que é a sede do Município.

O que fazer em Cascais?

Engana-se quem pensa que apenas duas ou três horinhas são suficientes para visitar a vila de Cascais. Dá uma olhadinha na lista de lugares e atividades bacanas que a vila oferece aos visitantes.

Passeio Dom Luís I

O Passeio Dom Luís I é uma das ruas principais da vila. É como se ela dividisse o centro histórico. De um lado você encontrará o Largo de Camões, repleto de bares e restaurantes e, do outro, a antiga Rua Direita (agora R. Frederico Arouca).  A rua continua até a praia da Ribeira de Cascais e depois passa a se chamar D. Carlos I. É por ela que você vai caminhar para ir do centro até a Marina e o Palácio da Cidadela.

Avenida Principal de Cascais (Portugal) / Main Avenue in Cascais (Portugal)

Jardim Visconde da Luz

Sabe aquelas pracinhas de cidade do interior que todo mundo gosta? Pois é, o Jardim Visconde da Luz é mais ou menos assim. Tem uma fonte, um carrossel, muita sombra e muito verde. Foi inaugurado em 1867 e, naquela época, era o local onde os moradores e visitantes da vila se reuniam, passeavam e festejavam.

Jardim Visconde da Luz (Viscaonde da Luz Garden) - Cascais - Portugal

Rua Direita e arredores

A antiga Rua Direita e arredores é onde você vai encontrar várias lojinhas com todos os tipos de lembranças. É a principal rua de comércio de Cascais. Lá também há vários cafés e restaurantes.

Rua Direita (Cascais, Portugal)

Largo de Camões

O Largo de Camões é um dos lugares mais animados da vila. Lá você vai encontrar vários bares, cafés e restaurantes. Durante o verão está sempre cheio de gente e há sempre música ao vivo.

Praça Camões (Camões Square) - Cascais - Portugal

Praça Camões (Camões Square) - Cascais - Portugal

Mercado de Cascais

Mercado de Cascais (Cascais Market) - Portugal

Mercado de Cascais (Cascais Market) - Portugal

Parque Marechal Carmona

Parque Marechal Carmona (Carmona Park) - Cascais - Portugal

Parque Carmona (Carmona Park) - Cascais - Portugal

Museus

Embora pequena, a vila de Cascais oferece inúmeras atividades culturais e artísticas durante todo o ano tanto para visitantes quanto para seus moradores.

Casa da Cultura

Centro Cultural de Cascais (Portugal) - Cascais Cultural Centre (Portugal)

Palácio Real da Cidadela de Cascais

Pouca gente sabe mas uma das residências oficiais do Governo de Portugal fica em Cascais. É isto mesmo. Fica bem no centro da vila e pode ser visitada. Nós já fomos lá e aconselhamos a sua visita. Confira neste artigo Palácio Real da Cidadela: um passeio histórico e imperdível!

Palácio da Cidadela (Cidadela Palace) - Cascais - Portugal

Palácio Real da Cidadela (Cascais) / Cascais Citadel Palace(Cascais)

Cidadela Art District

Cidadela Art District - Cascais - Portugal

Museu Conde de Castro Guimarães

Museu Conde de Castro Guimaraes (Cascais, Portugal) / Museum Conde de Castro Guimaraes (Cascais, Portugal)

Farol Museu de Santa Marta

Farol de Santa Marta (Santa Marta Lighthouse) - Cascais - Portugal

Casa de Santa Marta

Casa de Santa Marta (Santa Marta House) - Cascais - Portugal

Museu do Mar Rei D. Carlos

Museu do Mar (Ocean Museum) - Cascais - Portugal

Museu da Vila

Museu da Vila (Vila Museum) - Cascais - Portugal

Casa Sommer

Museu da Vila (Vila Museum) - Cascais - Portugal

Forte de São Jorge de Oitavos

Forte de São Jorge de Oitavos (São Jorge de Oitavos Fort) - Cascais - Portugal

Casa das Histórias Paula Rego

Casa das Histórias Paula Rego - Cascais - Portugal

Marégrafo

Marégrafo de Cascais - Portugal

Forte Nossa Senhora da Luz

Forte de Nossa Senhora da Luz de Cascais (Nossa Senhora da Luz de Cascais Fort) - Cascais - Portugal

Para obter informações sobre horários e preços dos museus, consulte a página oficial da Câmara Municipal de Cascais.

Marina de Cascais

Além do belo visual, na Marina de Cascais você vai encontrar bons restaurantes e algumas lojinhas bem interessantes.

Marina de Cascais (Marina of Cascais) - Portugal

Praias de Cascais

Durante o verão, as praias de Cascais são o lugar ideal para você relaxar, pegar um sol e se divertir com as várias atividades esportivas disponíveis. As águas, em geral, são bem tranquilas e os bares e restaurantes locais oferecem toda a infra-estrutura necessária ao turista (guarda-sol, cadeira, etc).

Praia da Duquesa

Praia da Duquesa (Duquesa Beach) - Cascais - Portugal

Praia da Conceição

Praia da Conceição (Conceição Beach) - Cascais - Portugal

Praia da Rainha

Praia da Rainha (Rainha Beach) - Cascais - Portugal

Praia da Ribeira de CascaisPraia da Ribeira de Cascais (Ribeira de Cascais Beach) - Cascais - Portugal

Praia do Guincho

Praia do Guinho (Guincho Beach) - Cascais - Portugal

Boca do Inferno

Boca do Inferno (Cascais, Portugal)

Dunas da Cresmina

Boca do Inferno (Cascais, Portugal)

Como chegar a Cascais?

A vila de Cascais fica muito próxima do centro de Lisboa e o acesso é muito fácil. Se estiver hospedado em Lisboa e quiser fazer um bate-volta até Cascais, você pode usar tanto o transporte público quanto alugar um carro.

De transporte público: o trem (comboio) é a forma mais simples de se deslocar de Lisboa até Cascais utilizando o transporte público. O trem parte da estação do Cais do Sodré, em Lisboa, e chega na estação de Cascais. Não tem como errar pois é a estação terminal do trem. A viagem dura aproximadamente 40 minutos. O preço do bilhete é de 2,20 euros porém, se você utilizar o Cartão Viva Viagem e carregá-lo na modalidade Zapping, você pagará apenas 1,85 euros. Para retornar, basta pegar o trem (comboio) na estação de Cascais e desembarcar no Cais do Sodré.

De carro: A distância do centro de Lisboa até a vila de Cascais é de aproximadamente 30Km. Para aproveitar melhor o passeio e curtir a bela paisagem litorânea, você deve seguir pela Avenida 24 de Julho (ou qualquer outra) até Belém. De lá, siga as indicações para a N6 (Av. Marginal). A rodovia seguirá às margens do Oceano Atlântico e passará por várias praias até chegar a Cascais. Se o trânsito estiver normal, a viagem demorará cerca de 50 minutos.

Estacionar na rua não é muito fácil pois não há muitas vagas disponíveis. Caso encontre alguma vaga, preste atenção em duas coisas.

  1. Se a vaga é reservada para moradores. Em caso positivo deverá haver alguma placa indicando isto;
  2. Se é preciso pagar pelo estacionamento. Neste caso você visualizará um parquímetro em algum local próximo à área de estacionamento.

Caso não encontre vaga na rua, há vários estacionamento pagos na cidade. Um deles é no shopping próximo à estação de trem (comboio) e outro é próximo à Marina de Cascais. Preste atenção nas placas azuis com a letra “P”, elas indicam estacionamento.

Ônibus panorâmico: Outra opção para ir de Lisboa a Cascais são os ônibus de turismo. Há várias opções disponíveis na cidade.

Centro de Cascais (Center of Cascais) - Portugal

Onde se hospedar em Cascais?

Caso você decida dedicar mais tempo explorando a vila de Cascais, ao invés de fazer um bate-e-volta a partir de Lisboa, a cidade oferece uma rede hoteleira bem vasta. A seguir listamos algumas das opções:

Se você prefere algo mais simples, nós recomendamos o Ljmonade Hostel e o Cascais Boutique Hostel. Já nos hospedamos lá e gostamos bastante.

Dicas do MeusRoteiros

1. A maioria dos viajantes reserva somente um dia para fazer Sintra e Cascais. Conclusão, na minha opinião, não aproveitam bem nenhuma das duas vilas. Se você tiver um cronograma flexível, reserve um dia inteiro para visitar Cascais e aproveite ao máximo o que a vila tem a te oferecer. 😉

2. Perca-se pelas ruelas da vila, você vai encontrar lugares encantadores;

Centro de Cascais (Center of Cascais) - Portugal

3. Street Art faz parte da cultura local. Preste atenção nos muros e paredes da cidade, há pinturas belíssimas;

Centro de Cascais (Center of Cascais) - Portugal

4. Se você tiver tempo, disposição e algum preparo físico, pegue uma das bicicletas gratuitas e faça o passeio pela ciclovia da orla de Cascais. São, ao todo, 9Km do centro da vila até a Praia do Guincho. Nós fizemos e contamos tudo sobre este passeio no artigo Da Enseada de Santa Marta à Praia do Guincho (de bicicleta)!

Nossas Dicas 1. Se você tiver 4 ou 5 dias, uma d

5. Se ainda sobrar tempo, vá até o Cabo da Roca. Eu, particularmente, gosto de ir lá no período da manhã porque a cor da água é fica mais bonita.

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Sites e Artigos sobre a Vila de Cascais na Web

Website Oficial do Turismo de Cascais

Visitar Cascais, Portugal (Blog Viaje Comigo)

A Riviera Portuguesa

10 fantásticos locais para visitar em Cascais

PRONTOS PARA COMEÇAR A ORGANIZAR A SUA PRÓXIMA VIAGEM? NOSSOS PARCEIROS PODEM AJUDÁ-LO NESTA TAREFA!
Encontre a acomodação ideal para você nos melhores sites de busca!
Não se esqueça do seguro viagem e faça um passeio mais tranquilo!
World Nomads Logo
Você vai precisar alugar um carro? Faça a cotação agora mesmo!
Não deixe para comprar os ingressos na última hora!