Cabo da Roca: o ponto mais ocidental da Europa fica em Portugal!

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)Sabe aquele lugar que você sempre quer voltar? Pois é, assim é o Cabo da Roca, no litoral de Portugal. Já fui lá no mínimo quatro vezes mas sempre que rola uma oportunidade, lá estou eu novamente.

O lugar nem tem grandes atrativos, no sentido quantidade. Há apenas um forte, um restaurante e um posto de turismo onde você pode pegar um certificado de que visitou o ponto mais ocidental do continente europeu continental.

Mas no sentido qualidade, o lugar realmente surpreende. O visual das falésias e do oceano é algo deslumbrante. Vale muito a visita!

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Para ser muito sincera, o que gosto é do passeio como um todo. A estrada de Cascais até o Cabo é bem bacana, em certos pontos é possível ter uma vista linda da Praia do Guincho e da costa do litoral de Cascais e em outros, apreciar a beleza da Floresta de Sintra.

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Sobre o Cabo da Roca

“Eis aqui, quase cume da cabeça da Europa toda, o Reino Lusitano, onde a terra se acaba e o mar começa” (Lusíadas, Canto III)

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Assim Camões definiu o Cabo da Roca, considerado o ponto mais ocidental da Europa Continental. O Cabo fica no Parque Natural de Sintra-Cascais, mais especificamente na Freguesia de Colares (Sintra).

Segundo o site VisitPortugal, há registros históricos que indicam a existência de um forte no Cabo da Roca no Século XVI. Este forte teria tido um importante papel na proteção da cidade de Lisboa, formando uma espécie de linha defensiva ao longo da costa, sobretudo durante as Guerras Peninsulares.

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Atualmente há somente um farol que continua a ser um ponto importante para a navegação. O farol está a 150m acima do nível do mar, tem 22 metros de altura e sua luz tem um alcance de aproximadamente 48 Km.

A grande falésia, com mais de 140 metros de altura, está localizada muito próximo das cidades de Sintra (17Km) e de Cascais (16Km) e, também, de Lisboa (40Km).

O local é totalmente aberto, inclusive o estacionamento. Você não gastará nem um centavo para apreciar este espetáculo da natureza.

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Como chegar ao Cabo da Roca?

De carro: A partir de Lisboa são aproximadamente 40Km. Siga pela Siga pela A5 por 27,4Km. Pegue a saída 12 para N9-1 (Estrada Malveira da Serra.  Siga pela N247 para a Estrada do Cabo da Roca, em Colares.

De transporte público: neste caso há duas opções:

  • Seguir de trem (comboio) até a estação de Sintra e depois pegar o ônibus (autocarro) no. 403 da empresa Scotturb ou;
  • Seguir de trem (comboio) até a estação de Cascais e pegar o mesmo ônibus (autocarro) no. 403 da empresa Scotturb.

Dicas do MeusRoteiros.com

Reserve um tempo para conhecer o Moinho Dom Quixote

Se você estiver de carro, a nossa dica especial é reservar algum tempo durante o seu passeio para parar no Bar Moinho Dom Quixote, um lugar muito bacana há menos de 2.7 Km do Cabo da Roca.

O bar fica na Estrada do Cabo da Roca e para chegar lá é muito fácil. Basta prestar atenção em uma placa o lado esquerdo (de quem vai para o Cabo da Roca) ou do lado direito (de quem volta do Cabo).

Moinho Dom Quixote (Cabo da Roca, Portugal)

A decoração do Moinho Dom Quixote é muito peculiar. O dono, que adora viajar pelo mundo, sempre compra uma lembrancinha por onde passa e coloca em algum lugar do bar. Nos jardins algumas espécies diferentes de plantas e também alguns pequenos aquários.

Moinho Dom Quixote (Cabo da Roca, Portugal)

Moinho Dom Quixote (Cabo da Roca, Portugal)

O visual, nem preciso comentar, basta olhar as fotos. O lugar é ideal para um drink, um aperitivo e uma boa conversa, especialmente em um belo dia de sol.

Moinho Dom Quixote (Cabo da Roca, Portugal)

Moinho Dom Quixote (Cabo da Roca, Portugal)

Tenha cuidado, não ultrapasse as demarcações do lugar

Todas as vezes que fui ao Cabo da Roca vi pessoas em lugares bem perigosos.. Não abuse da sorte, se há demarcações no lugar é justamente para a segurança dos visitantes. Caminhe pelas trilhas e respeite a sinalização.

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Verifique a previsão meteorológica

Se você não estiver com o cronograma muito apertado, verifique em qual dia/horário o tempo vai estar bom. O Cabo da Roca com certeza é mais bonito em um dia de sol.

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Cabo da Roca (Sintra, Portugal)

Conheça também o Cabo do Espichel

Se você tiver tempo não deixe de visitar, também, o Cabo do Espichel, um lugar repleto de história, beleza e sobretudo fé!

Cape Espichel (Portugal) / Cabo Espichel (Portugal)

Sites e Artigos sobre o Cabo da Roca na Web

Cabo da Roca: a ponta mais ocidental da Europa Continental

Cabo da Roca

Cabo da Roca: visite o ponto mais ocidental da Europa

Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa Continental

Tudo para Viajar: Cabo da Roca

Lisboa: a visita ao Cabo da Roca e a orla de Cascais