As belezas de Bonito e do Pantanal Sul sob o olhar de uma equipe de expedicionários!

Eles já estão na estrada e prometem registrar com detalhes não somente as belezas da fauna e da flora, mas, também, os aspectos antropológicos e geográficos de duas belas regiões brasileiras: Bonito e o Pantanal Sul. E mais, todas as emoções serão divulgadas, em tempo real, pelas redes sociais.

20150108_Expedicao_BonitoPant_Foto01

Equipe da Expedição Bonito/Pantanal Sul

Estamos falando da Expedição Bonito/Pantanal Sul que percorrerá, entre os dias 5 e 25 de janeiro, mais de 5 mil quilômetros entre os Estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A Expedição é, na verdade, um Curso de Formação de Expedicionários cujas aulas são ministradas, literalmente, na estrada. À frente da equipe, o experiente documentarista de natureza, Fernando Lara, que completa este mês 15 anos de carreira e já percorreu todos os estados brasileiros, África (Ruanda, Quênia, Uganda e Tanzânia) e diversos países da América do Sul.

Durante os 20 dias de estrada a bordo de duas Toyotas Bandeirantes, o grupo – formado por biólogos, fotógrafos e assistentes de diversos estados brasileiros – aprenderá com Fernando Lara diversas técnicas relacionadas ao planejamento e execução de uma expedição de verdade.

Às 6h da manhã desta quinta-feira (8), o grupo partiu da cidade de Frutal (MG), onde pernoitaram, rumo ao Mato Grosso do Sul. A primeira parada da equipe em terras sul-mato-grossenses será na RPPN Cara da Onça, em Bodoquena, um dos parceiros de Fernando Lara na realização desse projeto.

 “As expedições documentais são realizadas ao redor do mundo e fazem parte das realizações humanas em busca das descobertas, dos registros, dos anúncios das boas novas. Por isto está intimamente associada às práticas jornalistas investigativas, marcadas pelas ricas narrativas, interpretações e descrições. A Expedição Rotas Verdes Brasil é um exemplo dessas boas práticas humanas e suas interfaces com a natureza.
(https://www.facebook.com/RPPNCaraDaOnca)

Cachoeira Boca da Onça (Bodoquena/MS)

A unidade de conservação está localizada no entorno do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que também está apoiando o projeto por meio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Depois de 5 dias explorando a Região de Bonito e Bodoquena, a expedição segue em direção ao Pantanal Sul.

A viagem expedicionária deverá render, ao final, um vídeo documentário que será exibido pela internet e também no programa apresentado pelo documentarista de natureza, Fernando Lara, na TV Cultural Vale do Aço. “Nesse ambiente, a natureza e os desafios da própria Expedição colocarão a prova os integrantes dessa jornada, físico e psicologicamente”, afirma Fernando Lara

Você pode acompanhar o dia-a-dia da expedição Bonito/Pantanal Sul por meio da fanpage do Rotas Verdes Brasil.