Alguns turistas precisam do ESTA para entrar nos Estados Unidos. Será que você é um deles?

Esta dica é para você que tem passaporte europeu ou de algum dos países do Programa Visa Waiver e por isso acha que pode entrar e sair quando bem quiser dos Estados Unidos!  Eu também pensava assim. Aliás, até Janeiro de 2009, era assim!

Mas aí os americanos resolveram fazer você pagar para entrar lá e inventaram o ESTA (Electronic System for Travel Authorization), uma espécie de pré-autorização para quem quer viaja para os Estados Unidos. Segundo o governo americano, o ESTA foi criado com o objetivo de permitir ao governo norte-americano a pré-verificação de todos os viajantes do Programa Visa Waiver antes da sua chegada ao País.

O ESTA é exigido somente para os cidadãos dos 38 Países que fazem parte do Programa Visa Waiver e que vão visitar os Estados Unidos.

ESTA_PaisesParticipantes.fw

O processo de solicitação e obtenção do ESTA é totalmente online. Você deve acessar o site do Departamento Americano de Segurança Interna (DHS) e preencher o formulário de autorização de viagens (Dados pessoais, informações de passaporte e itinerário). Em seguida, será emitido um boleto  no valor de U$ 14.

Após o pagamento do boleto você receberá um e-mail informando se a sua solicitação foi aprovada e um arquivo PDF para você imprimir.

Dicas_Esta_Aprovada.fw

 

Este documento é tão importante quanto seu passaporte, portanto, não se esqueça de levá-lo na viagem para os Estados Unidos.

O ESTA tem a validade de 2 anos. Mas o governo americano adverte que tal autorização (ESTA), por si só, não garante a sua entrada nos País, ou seja, ainda assim você pode chegar na alfândega e ser barrado. Eu viajo para os Estados Unidos com o passaporte italiano e por duas vezes já me pediram para apresentar o ESTA na alfândega americana.

Portanto, fique atento!  Se você viaja para os Estados Unidos com passaporte de algum dos países pertencentes ao Programa Visa Waiver, leve sempre o ESTA junto com a sua documentação quando se dirigir aos Estados Unidos.