Dirigir no exterior: é simples mas requer atenção às regras de cada país!

Se você pretende alugar um carro e dirigir pela Europa é melhor ficar atento a algumas informações muito importantes. As dicas e as fotos foram baseadas principalmente na Suíça e na França, mas a maioria são regras  que servem para a maioria dos países da Europa. Este é o primeiro post de uma série sobre direção no exterior!

1. PEDESTRELinha_Subtitulo

Importantíssimo!  Se você está dirigindo e visualizar uma faixa de pedestre (não necessariamente em um cruzamento), diminua a velocidade até ter certeza que não tem ninguém querendo atravessar a rua. Se tiver alguém atravessando, pare o carro para que a pessoa possa atravessar. A preferência é sempre do pedestre!

Faixa de pedestre no meio de uma rua, sem semáforo

Faixa de pedestre no meio de uma rua, sem semáforo

Nos cruzamentos com faixa de pedestre, normalmente existe um sinal indicando ao motorista que vai fazer a curva para prestar atenção se há algum pedestre atravessando a rua. Caso haja, a preferência será dele, ou seja, o motorista deve parar o veículo e aguardar.. O sinal de “alerta” da preferência do pedestre (pietons) fica junto à sinalização para o carro. Veja a foto abaixo.

 

Dica_DirigirEuropa_Foto05A

Se o sinal está vermelho para o veículo, o alerta para pedestre fica apagado

Dica_DirigirEuropa_Foto06A

Se o sinal abre para o veículo, o sinal “pietons” começa a piscar

No momento em que o sinal para quem pretende virar à direita mudar para o verde, o sinal “pietons” fica amarelo. Isso quer dizer que, caso haja uma pessoa caminhando na faixa do pedestre quando você tentar virar à direita, você deve esperá-la atravessar a rua para depois continuar.

2. SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
Linha_Subtitulo

Este item é muito importante porque no Brasil até temos esse tipo de sinalização, chamado de horizontal, mas acredito que não com tanta frequência. Ela normalmente é utilizada nas rodovias para indicar o final da 3a. faixa. Na Europa, a sinalização horizontal (no asfalto) é muito utilizada e se você não prestar atenção pode criar alguns transtornos para você e para os outros motoristas.

Dica_DirigirEuropa_Foto03 Na figura acima, por exemplo, existem 4 faixas. A primeira (da direita para a esquerda), pintada de amarelo, é a ciclovia. A segunda deve ser utilizada pelos motoristas que pretendem continuar transitando na rua, em sentido reto. As duas faixas da esquerda devem ser utilizadas pelos motoristas que pretendem virar à esquerda. Isso deve ser muito bem observado pois, em determinado momento, o sinal vai abrir somente para quem está parado na segunda faixa (seguir em frente).

Se vc estiver parado lá mas a sua intenção real é virar à esquerda, você acabará sendo obrigado a seguir em frente porque os motoristas atrás de você certamente vão começar a buzinar e você não terá outra alternativa senão seguir em frente, uma vez qu e o outro sinal (para a esquerda) provavelmente ainda estará fechado.

Dica_DirigirEuropa_Foto04

3. FAIXAS E SEMÁFOROS EXCLUSIVOS PARA ÔNIBUS, TRAM OU TÁXILinha_Subtitulo

Outra coisa muito comum na Europa são as faixas exclusivas para ônibus, tram ou táxi. A sinalização, em geral, também é exibida no chão e, obviamente, veículos normais não devem circular naquela faixa. Em alguns pontos há, também, uma sinalização específica para esses veículos diferenciados, cuidado com isso!

Faixa exclusiva para ônibus e tram

Faixa exclusiva para ônibus e tram

A coluna do meio é específica para táxis.

A coluna do meio é específica para táxis.

Este é o primeiro de uma série de posts sobre como dirigir no exterior, em breve falaremos sobre a questão das ciclovias e dos estacionamentos.

Caso você queira informações específicas de um determinado país, encontrei alguns blogs bem interessantes:

Como dirigir na França;

Como dirigir na Itália;

Como dirigir na Inglaterra.