ROCKEFELLER CENTER: a árvore de natal mais famosa dos Estados Unidos!

Em Novembro de 2009 resolvi visitar minha amiga Cecília Puccini em Nova Iorque. Sim, a mesma que agora mora aqui, pertinho de mim, em Zurique. Naquela época eu nem sonhava em escrever um blog, por isso as fotos não são as melhores possíveis, me perdoem. Mas como foi uma viagem maravilhosa e estamos em clima de Natal, resolvi compartilhar com vocês.

Cheguei em Nova Iorque no dia 04, uma sexta-feira. A temperatura já estava bem baixa e a previsão era de neve para o sábado. Eu fiquei super feliz porque nunca tinha visto neve na minha vida e esperei ansiosa pelo dia seguinte.  Acordamos já tarde e resolvemos comer um brunch ( uma combinação de café da manhã com almoço, tradicional nos Estados Unidos) no Restaurante Ottomatelli, que fica na esquina da 5a. Avenida a uma quadra de Central Park. Muito bom, fica a dica!

Quando saímos do restaurante, a neve estava começando a cair, muito discreta. Cecília voltou para casa, pois estava um pouco gripada, e eu decidi caminhar sem destino para ver a cidade e curtir a neve. Eu já tinha ido a Nova Iorque em 2007, então já sabia me locomover pela cidade.   Passei pelo Museu Guggenheim e decidi andar mais um pouco.

20141210_PostNatalNYC_Foto01

Na altura do Museu Metropolitano de Arte, os flocos de neve se misturaram com uma chuva leve e tudo que se via eram guarda-chuvas espalhados pela rua. Eu estava decidida a voltar para casa mas pensei: “A árvore do Rockefeller Center deve ser mais linda ainda com neve, vou até lá! Vai que não neva mais enquanto estou aqui. Não vou perder essa oportunidade.”

20141210_PostNatalNYC_Foto0220141210_PostNatalNYC_Foto03

Detalhe, ainda faltavam quase 3Km, ou 32 quadras, se preferir, de onde eu estava até a árvore. Eu estava na Rua 82 leste e o Rockefeller fica na Rua 48 Oeste, entre a 5a. e a 6a. avenida. Na verdade o problema não era a distância e sim o frio e a chuva misturada com os flocos de neve. Obviamente eu não estava devidamente preparada para aquele tempo e meu tênis, aos poucos, foi ficando ensopado e meus pés completamente gelados. Marinheira de primeira viagem, já viu né!? 😉

Mas eu continuei, empolgada, rumo ao Rockefeller Center. Aliás, eu não era a única, as ruas estavam repletas de gente por todos os lados, apesar do mau tempo. E depois de quase uma hora de caminhada, lá estava ela, a árvore de natal do Rockefeller Center, a mais famosa dos Estados Unidos, aquela que aparece no filme “Esqueceram de mim 2”, quando o personagem Kevin (Macaulay Culkin) faz um pedido para reencontrar sua família. Cena de filme, inesquecível!

20141210_PostNatalNYC_Foto0420141210_PostNatalNYC_Foto0520141210_PostNatalNYC_Foto06

O difícil foi encontrar um ângulo bom para registrar o momento, além da enorme quantidade de turistas que queriam fazer o mesmo que eu, ainda tinham os guarda-chuvas que atrapalhavam. Mas até que deu para tirar algumas fotos.  Ela realmente é linda! A pista de patinação, em frente à árvore – com crianças e adultos deslizando para lá e para cá com seus patins – completa o cenário de filme que a gente imagina um dia conhecer.

20141210_PostNatalNYC_Foto0720141210_PostNatalNYC_Foto08

Bom, na volta para casa, usei o bom e velho metrô para não correr o risco de congelar pelas ruas de Nova Iorque!  😉

Na semana seguinte fui a Washington e pude ver a árvore de natal da Casa Branca, que também é linda, mas isso é assunto para um outro post. Aguarde!

Quer ver mais algumas fotos do Natal em Nova Iorque? Clique aqui.

CURIOSIDADES SOBRE A ÁRVORE DE NATAL DO ROCKEFELLER CENTERLinha_Subtitulo

–  Tradição:

  • A árvore de Natal do Rockefeller Center é colocada no mesmo local desde 1933;
  • Todos os anos milhares de pessoas se inscrevem para doar a árvore. É isso mesmo, o pinheiro natural é escolhido entre muitas aplicações para doação;
  • Decoração: cerca de 30 mil lâmpadas de LED e 8Km de cabos de energia;
  • Topo da árvore: uma estrela da Swarowaki com cerca de 2,9 metros de diâmetro, que pesa 249.5Kg. Ela é a mesma desde 2004 e foi criada pelo artista alemão Michal Hammers;
  • Tamanho: entre 21 e 30 metros;
  • Dia da Iluminação: quarta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day) com um grande show transmitido para todo o país pela rede de televisão NBC;

Endereço:

  • Edifício Rockefeller Center
  • West 48th st a West 51st St entre 5th e 6th Avenidas
  • Midtown Manhattan – Nova Iorque

– Com chegar:

  • Estação do metrô 50st/Rockefeller Center